Homepage Newsletter Ponto de Venda

Retalho no TOP 3 dos setores onde nascem mais empresas

Por a 13 de Julho de 2017 as 14:28

Os nascimentos de empresas e outras organizações em Portugal cresceram 5,8% nos primeiros seis meses de 2016 face a igual período do ano anterior, segundo o Barómetro da Informa D&B. Serviços e Retalho foram os setores nos quais mais empresas cresceram, em termos absolutos.

“Estes números exprimem, no entanto, tendências distintas quando comparados com o período homólogo, pois o nascimento de empresas de serviços traduz crescimento, enquanto no retalho se regista uma redução”, explica o Barómetro.

O setor de alojamento e restauração, por sua vez, tem vindo a ganhar protagonismo na criação de novas empresas e, no primeiro semestre deste ano, atinge valores muito próximos aos do retalho, com 2 681 novas empresas.

As indústrias transformadoras, o setor que mais contribui para o volume de negócios e exportações do País, viu nascer menos empresas no primeiro (-7,8% face ao período homólogo), mantendo assim a tendência de queda já verificada em 2016. Por outro lado, a dinâmica de encerramentos deste setor abranda (- 2%), invertendo a tendência do ano passado, no qual o número de empresas que encerraram havia aumentado  6%.

Entre as novas empresas do primeiro semestre, também existe presença estrangeira, com 282 constituições de empresas com controlo estrangeiro e 91 sucursais.

Os encerramentos estabilizam a descida verificada no segundo trimestre deste ano. Encerraram 6.620 empresas até junho, uma quebra 3,2%. A idade média das empresas que encerraram é de 12,1 anos.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *