Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Ponto de Venda

Dono da Taylor’s investe €100 milhões em complexo que homenageia indústria do Vinho do Porto

Por a 13 de Julho de 2017 as 15:11

O grupo dono da marca Taylor’s, o Fladgate Partnership Group, vai investir 100 milhões de euros, para construir o complexo “World of Wine” que celebrará a história do Vinho do Porto.

O projeto assinado pelo atelier de arquitetura Broadway Malyan transformará os antigos armazéns da Fladgate no centro histórico de Gaia numa “atração turística mundial”, cujas estimativas de visitas  são superiores a “um milhão por ano”.

“Estão previstos cinco núcleos para experiências distintas, nomeadamente o Wine Experience, o Cork Experience, o Porto Through the Ages, o Fashion & Design Museum e o History of Drinking Vessels. As valências do World of Wine incluem ainda uma escola dedicada ao vinho, 12 espaços para restauração, lojas, um espaço expositivo, uma nova praça pública e estacionamento para 150 viaturas”, explica o atelier de arquitetura.

É um projeto complexo devido à herança histórica e à morfologia da área de intervenção, considera Margarida Caldeira, que dirige o estúdio de Lisboa da Broadway Malyan. “Vila Nova de Gaia é sinónimo da indústria do Vinho do Porto e tem centenas de armazéns, desde unidades com 200 anos até algumas mais recentes já do século XX, que foram praticamente construídas umas sobre as outras numa encosta junto ao rio e ligadas entre si por ruas estreitas”.

Desta forma, os desafios desta localização “fizeram com que muita da atividade industrial saísse da zona, deixando muitos destes armazéns vazios. A Fladgate continua ativa nesta atividade e com este conceito ambicioso pretende celebrar a história da indústria ao mesmo tempo que criará uma âncora turística que beneficiará toda a cidade, atraindo novos visitantes e estimulando mais investimento”.

O projeto prevê a recuperação de alguns armazéns históricos, situados em torno de uma nova praça pública, que será o ponto central do conjunto e foi desenhada para permitir vistas ímpares sobre o rio e a cidade. Os trabalhos deverão começar em início de 2018 e o projeto deverá abrir portas em 2020.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *