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Nova loja do Intermarché em Mafra vai integrar “rapidamente” venda online

Por a 10 de Julho de 2017 as 15:13

O Intermarché, insígnia do grupo Os Mosqueteiros, investiu 10 milhões de euros para abrir a 246ª loja no mercado português. Hugo Gonçalves, aderente da nova loja localizada na vila turística da Ericeira, concelho de Mafra, revela, em entrevista, como se desenrolou este projeto que demorou 1 ano e 3 meses a sair do papel.

O Intermarché escolheu o concelho de Mafra para abrir a 246ª loja em Portugal. Quanto tempo levou o projeto a sair do papel, desde a ideia até à abertura da loja?

Levou exatamente 1 ano e 3 meses.

Por quê a escolha da Ericeira?

A escolha da Ericeira teve que ver com um conjunto de fatores: por um lado, as boas acessibilidades que permitiram um crescimento populacional significativo e, por outro, a vontade da nossa insígnia em responder às necessidades desta população. Relembro que em Mafra e Malveira também temos pontos de venda Intermarché e a necessidade de mais uma loja nesta região já tinha sido identificada.

Qual a dimensão da loja? Qual a área de influência?

A loja tem 2.165 metros quadrados. A sua área de influência é a Ericeira e muitas povoações entre Ericeira e Mafra.

Estudaram o público-alvo da loja? Qual o perfil de clientes?

Sim. Temos três perfis distintos, ou seja: a população local da Ericeira, pessoas que escolheram a Ericeira para residir porque está a 30 minutos de Lisboa e ainda os turistas.

Como é que o ponto de venda está organizado? Como descreve o layout?

O layout está organizado da forma muito prática, confortável e, acima de tudo, conveniente para o cliente, ou seja, à entrada da loja está o destaque com a oferta de artigos promocionais. A seguir, oferecemos a área de mercearias para que, no fim, o cliente faça a compra dos produtos frescos, mais sensíveis e que requerem maior cuidado no seu acondicionamento.

Em que categorias de produto apostam mais?

O Intermarché é especialista em frescos e este é, sem dúvida, o nosso foco. Temos um talho, uma peixaria, uma padaria e uma secção de fruta e legumes muito forte. Os nossos especialistas do talho são exímios no corte e entregam um serviço apenas comparável ao comércio tradicional. Podemos afirmar que somos totalmente diferenciadores nestes produtos, quer pela qualidade quer pelo preço e é por isso que a insígnia se define como o “tradicional da distribuição moderna”.

Qual a estratégia na seleção do sortido?

A nossa estratégia passa pela aposta em produtos exclusivos e numa gama de qualidade e de variedade alargada, de forma a abranger o maior número de pessoas e ser diferenciadora em relação à oferta dos concorrentes.

A loja integra elementos digitais? É servida pela vossa plataforma de venda online?

Uma grande percentagem das lojas do Intermarché já têm canal de vendas online. A nova loja da Ericeira acabou de abrir, mas estamos a organizar tudo para que integre rapidamente a venda online, que consideramos essencial nos dias atuais.

Que serviços oferece para dar resposta às prioridades do consumidor português: preço, conveniência e oferta?

O nosso foco é levar ao cliente os melhores produtos ao melhor preço. O modelo de negócio baseia-se no facto de os pontos de venda serem geridos por empresários independentes, com plena autonomia para criarem sinergias com os produtores da sua área regional de influência. Um modelo único que permite aos aderentes apoiar produtores de pequena dimensão que não têm produção suficiente para abastecer a totalidade da rede de lojas. Este modelo é o segredo para conseguirmos uma grande variedade de produtos de elevada qualidade e aos melhores preços. A ação promocional será uma prioridade do novo ponto de venda.

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