Homepage Newsletter Produção

Portugal “bem posicionado” para negociar com UE novo financiamento da agricultura

Por a 19 de Junho de 2017 as 17:01
Vasco Simões, administrador Intermarché, e Luís Capoulas Santos, Ministro da Agricultura

O Intermarché levou a cabo durante a Feira Nacional de Agricultura, que decorreu entre 10 e 18 de junho no CNEMA, em Santarém, a iniciativa “Conversa Aberta” para celebrar a  4ª edição do Prémio de Apoio à Produção Nacional.  O Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, destacou no evento que Portugal “está muito bem posicionado” para negociar um novo pacote de financiamento agrícola com Bruxelas.

“Vamos entrar num novo ciclo negocial no âmbito da Política Agrícola Comum (PAC) muito bem posicionados”, disse o Ministro no encerramento da iniciativa, sublinhado que estas serão “negociações difíceis, em que as crescentes exigências dos consumidores estarão em cima da mesa”.

Capoulas Santos destacou a importância do apoio da União Europeia para a “evolução e modernização da agricultura em Portugal nos últimos 40 anos”, o que coloca o País numa posição negocial “bem mais favorável”.

Além disso, o responsável pela pasta da Agricultura destacou o papel da grande distribuição na promoção de iniciativas de “apoio à produção nacional e estímulo à economia local”, como é o caso do prémio do Intermarché para os produtores portugueses, inserido no Programa Origens, de incentivo á produção nacional. Podem candidatar-se ao prémio da retalhista todos os produtores nacionais cujos projetos sejam implementados em Portugal e que se enquadrem numa ou mais categorias de seleção contempladas no concurso (que envolvem frutas, legumes, carne, peixe, queijo e charcutaria).

Hoje, o Programa Origens envolve 170 produtores de todo o país, que detêm uma área superior a 18 000 hectares. No total, já envolveu mais de um milhão de euros de incentivos à produção nacional e cerca de 500 postos de trabalho permanentes.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *