FMCG Homepage Newsletter

Programa português de promoção internacional da cortiça arranca em França

Por a 16 de Junho de 2017 as 13:01

A feira internacional de vinho Vinexpo, em França, que decorre de 18 a 21 de junho, recebe a primeira ação do programa de promoção à cortiça InterCork III, promovido pela Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR).

A associação vai levar ao evento o sommelier Philippe Faure-Brac, enquanto embaixador da cortiça em França, que se juntará a Gabriel Lepousez, especialista em neurociência e investigador no Instituto Pasteur, em uma conferência sobre o papel da neurociência na prova de vinhos. Está também programada a participação da associação no concurso “Les Victoires du Liége”, em parceria com a revista Rayon Boissons, o qual premeia iniciativas empresariais de marketing e comunicação na venda de vinho nas grandes superfícies e lojas especializadas e num workshop sobre “Defeitos do vinho”, moderado por Pascal Chatonnet, enólogo e responsável pelo prestigiado laboratório Excell. O ponto de encontro da feira, o “VinexpoCork Meeting Point”, será também marcado por uma escultura em cortiça.

Esta iniciativa na Vinexpo insere-se num conjunto de ações a desenvolver no mercado francês, o principal importador de cortiça de Portugal e onde o setor português investiu 5 milhões de euros em campanhas de promoção e comunicação nos últimos 15 anos. No último ano, as exportações de cortiça para França totalizaram os 178 milhões de euros, traduzindo uma subida de 10% face ao ano transato.

A cortiça associada ao  vinho  representa uma valorização do néctar. 87% dos consumidores franceses de vinho associa a rolha de cortiça a um vinho de qualidade superior, comparando com 2% para os vedantes de plástico e 1% para as cápsulas, revela um estudo desenvolvido pela Opinion Day, citado pela APCOR. “A rolha funciona como um sinal de qualidade, que reflete a exigência do produtor, a qualidade do néctar e a promessa de uma degustação diferenciada”, explica João Rui Ferreira, presidente da associação.

Aquele país é um dos dez destinos da cortiça nacional abrangidos no programa InterCork III – Promoção Internacional da Cortiça,  (EUA, Alemanha, França, Itália, China, Brasil, Espanha, Suécia, Dinamarca e Reino Unido), que tem como objetivo reforçar a perceção deste produto junto de consumidores, produtores e profissionais de vinho. Representa um investimento de 7,8 milhões de euros, provenientes de fundos comunitários (Compete 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), contando também com o apoio privado dos associados da APCOR.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *