Homepage Newsletter Produção

Católica integra projeto europeu que explora potencial das leguminosas

Por a 16 de Junho de 2017 as 16:54

A Escola Superior de Biotecnologia (ESB) da Universidade Católica Portuguesa integra o projeto europeu “TRUE – Percursos de Transição Para Sistemas de Produção Sustentáveis Baseados nas Leguminosas na Europa”, que visa explorar o potencial das leguminosas.

“Apesar de altamente sustentáveis, uma vez que não requerem fertilizantes de azoto inorgânicos, as leguminosas não são ainda adotadas numa prática agrícola comum, devido, sobretudo, às dúvidas relacionadas com a sua rentabilidade. Este facto faz com que as leguminosas sejam cultivadas em apenas dois a três por cento das terras aráveis da União Europeia, tornando-a altamente dependente das importações e de energia fóssil, necessária para a produção de fertilizantes azotados inorgânicos”, explica em comunicado a ESB.

O projeto pretende alterar este cenário. A investigação envolve 24 parceiros, de 10 países europeus, que se juntaram para explorar e desenvolver sistemas agrícolas e agropecuários sustentáveis baseados nas leguminosas. O papel da ESB é fazer a avaliação nutricional e desenvolver produtos inovadores para alimentação humana e, ainda, para rações animais.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *