Distribuição Homepage Newsletter

Leroy Merlin abre oficina para democratizar bricolage

Por a 30 de Maio de 2017 as 19:01
Carlos Malo, diretor-geral da Leroy Merlin

O mercado português estreou um novo conceito da Leroy Merlin na Europa. Chama-se Atelier do Lar e ajuda profissionais e amadores a tornar realidade ideias e projetos de bricolage

A Leroy Merlin inaugurou um novo conceito no mercado português, o Atelier do Lar. A oficina de bricolage, localizada junto à loja de Sintra, ocupa três mil metros quadrados e representa a concretização de um sonho de Carlos Malo, diretor geral da Leroy Merlin em Portugal. Há 17 anos a trabalhar na empresa especializada em construção, bricolage e decoração e a construir os alicerces para pôr de pé o Atelier do Lar, Carlos Malo bebeu inspiração de projetos semelhantes implementados noutros países mas fala de um conceito “verdadeiramente inovador”, sem paralelo na Península Ibérica e na Europa. “Os espaços existentes parecidos com o Atelier do Lar são mais direcionados para profissionais e não abertos a todo o tipo de público”, revela em entrevista ao HIPERSUPER.

“A primeira escola de bricolage” do País nasce com quatro objetivos principais. O principal desígnio é democratizar o acesso à arte de bricolage dando resposta aos principais obstáculos na hora de começar um projeto desta natureza: “o não saber fazer, o investimento na aquisição das ferramentas adequadas e o espaço necessário para a realização dos trabalhos”. Além deste fator desbloqueador, a oficina tem como missão ser um espaço aberto a toda a população, promover a formação e apoiar e incentivar a inovação e a criatividade. “Queremos cultivar e dar resposta à cultura do saber fazer e da partilha do conhecimento, uma tendência de futuro, que está a ganhar forma e expressão no presente. Acreditamos muito no benefício que pode advir do facto de conviverem no mesmo espaço startups, artistas e profissionais tradicionais”.

Atelier divide-se em 6 oficinas

O espaço encontra-se organizado em torno de seis oficinas: Digital, Têxtil, Pintura e Acabamentos, Madeira, Metal e Solda. Na Oficina Digital uma impressora 3D permite a impressão de objetos em termoplástico biodegradável, possibilitando a criação de peças únicas ou a recriação de peças a partir do original. Outros equipamentos nesta oficina permitem imprimir imagens e fotografias, gravar, cortar e personalizar, em vários materiais.

Para costurar e personalizar tecidos, bordar nomes ou logotipos, a Oficina Têxtil disponibiliza as soluções adequadas e para realizar trabalhos de decapagem ou finalizar trabalhos pintados à pistola a Oficina Pintura e Acabamentos é a indicada. A Oficina Madeira, por sua vez, está equipada com o que é necessário para construir um móvel, reparar um sofá e cortar madeira, entre outros. As ferramentas à disposição na Oficina Metal permitem cortar uma chapa e dobrar ou cortar um varão em inox, por exemplo. Por último, na Oficina Solda encontra-se uma área isolada com equipamentos de proteção, como cortinas e aspirador de solda, sendo possível reparar circuitos elétricos ou mesmo soldar um portão de casa.

Quatro empresas residentes

Além das oficinas, o espaço disponibiliza uma área com serviços complementares prestados por quatro empresas residentes e especializadas nas áreas de Carpintaria, Confeção, Estofo e Molduras, para a realização de trabalhos à medida, quatro salas de formação, uma loja de consumíveis e uma zona de estar com café e acesso à internet.

O Atelier do Lar dinamiza ainda workshops relacionados com as máquinas disponíveis no espaço, com o objetivo de ensinar e desenvolver as capacidades dos utilizadores. Restaurar móveis, aprender a soldar, curso de carpintaria e iniciação ao corte-laser, são alguns dos temas a abordar nestas sessões de trabalho.

O plano de expansão do novo conceito será ditado pelo próprio mercado. “As pessoas é que nos vão dizer se este conceito representa para elas uma mais-valia. Todos os cenários estão para já em cima da mesa: a criação de um Atelier em cada loja, em cada região ou apenas a manutenção do atual”, remata Carlos Malo.

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *