Distribuição Homepage Newsletter

A loja que quer ser o segundo frigorífico dos portugueses

Por a 29 de Maio de 2017 as 14:12

A Auchan Portugal lançou um novo formato de loja para operar no tecido urbano das principais cidades. O supermercado de bairro “My Auchan” quer ser “o segundo frigorífico” dos consumidores

Especializado no formato de hipermercado, o grupo francês Auchan, que em Portugal opera as insígnias de retalho alimentar Jumbo e Pão de Açúcar, inaugurou um novo conceito de loja para operar no tecido urbano das principais cidades do nosso País. O My Auchan é um supermercado de bairro, que se posiciona como uma loja de ultra proximidade, e chega a Lisboa depois de se estrear em França, o país natal da retalhista, e em Espanha.

A primeira unidade inaugurou na Rua Pascoal de Melo e tem 430 metros quadrados. A segunda ocupa 380 metros quadrados e está instalada na Avenida João XXI, ambas em Lisboa. A Auchan tem em marcha um investimento global de seis milhões de euros e vai inaugurar mais quatro espaços ao longo deste ano na área metropolitana de Lisboa. A cifra representa um investimento médio de um milhão de euros por loja. Cada unidade vai permitir a criação de 12 postos de trabalho. “Entendemos que seis lojas é o número indicado para fazer o teste deste novo conceito mas estamos convencidos, pela adesão até à data, que este é um formato para crescer e rapidamente”.

Estes espaços, cuja área de venda pode ir até aos 500 metros quadrados, têm uma elevada concentração de referências por cada metro quadrado de linear. “Comparando com o sortido de uma loja concorrente com a mesma dimensão estamos a dobrar a oferta”, garante em entrevista ao Hipersuper Rui de Carvalho, diretor do conceito de ultra proximidade. “A diversidade da oferta, os preços, em linha com os praticados nos hipermercados, e o atendimento personalizado, são os nossos principais eixos de diferenciação”.

Rui de Carvalho_My Auchan

Rui de Carvalho, diretor do conceito de ultraproximidade da Auchan

A organização da loja 100% em livre serviço divide-se em três grandes áreas: o mercado de produtos frescos, a zona de snacking e os produtos de grande consumo que fazem falta no dia-a-dia. “Aqui, o perfil de cliente é muito diferente do que compra em hipermercado. Não se enchem carrinhos, fazem-se as compras do dia-a-dia. Neste conceito de loja queremos ser o segundo frigorífico dos portugueses que não necessitam de fazer stock na despensa, basta descerem as escadas para comprar o produto em falta”.

Espaço digital para fazer e recolher as compras

A loja que visitámos, na Avenida João XXI, está instalada na cave. No piso superior a retalhista criou um “espaço digital” onde os clientes podem aceder ao site para fazer as compras, através de um ecrã estrategicamente colocado à entrada do ponto de venda. Há ainda uma zona de cacifos para a recolha das compras feitas online e um espaço para carregar os equipamentos móveis enquanto se faz uma pausa para beber um café ou mesmo tomar uma refeição quente no balcão corrido instalado para o efeito. Uma rampa dá acesso ao piso inferior e à loja propriamente dita que está dotada de duas caixas de pagamento tradicionais e mais duas caixas automáticas, nas quais os clientes podem fazer o auto-registo.

Os frescos, biológicos e dietéticos são os produtos estrela da loja. “Só em dietética temos 380 referências, número que expressa bem a nossa aposta”. A Auchan levou a cabo um estudo para identificar o perfil de cliente nos quarteirões à volta da loja e identificar os produtos prioritários a exibir nas prateleiras. “São consumidores com um perfil social de classe A e B, um bom nível de escolaridade, uma compra média relativamente elevada e que integram lares com agregados mais pequenos e também mais velhos”, conta Rui de Carvalho.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *