Homepage Newsletter Opinião

Aprenda a usar o Twitter como Donald Trump, por Bruno Abrantes (AdClick)

Por a 26 de Maio de 2017 as 10:39

Por Bruno Abrantes, Content & Social Media Manager da AdClick

O atual Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, é um fã da rede social Twitter, utilizando-a para se expressar praticamente sobre todos os assuntos.

Será esta a nova forma de gerar audiências políticas?

DonaldTrump

Estas comunicações não são realizadas apenas para divertimento do Presidente ou para criar ruído. As mensagens têm propósitos maiores, que podem passar despercebidos ao primeiro olhar, mas pretendem:

  1. Influenciar os media e fortalecer as suas ações;
  2. Ligar-se ao seu público-alvo.

 

Trump Dita as Regras do Jogo Político

Contra tudo e todos, o candidato republicano superou Hillary Clinton e assumiu o cargo mais poderoso no mundo.

Um dos seus grandes aliados nesta conquista foi um canal de comunicação onde expressa toda a sua irreverência. O Twitter, onde Donald Trump comunica de forma rápida, imediata e, essencialmente, direta.

 

Forçar os Media a Perder Influência

Com mais de 27 milhões de seguidores, apenas no Twitter, o Presidente dos EUA tem o poder de ditar o que vai ser discutido em cada dia. Com apenas dois ou três tweets matinais, Donald Trump antecipa-se e coloca-se dois passos à frente dos media. É ele quem escolhe quais os assuntos que as pessoas vão falar e a forma como vão falar deles.

Desta forma, a imprensa é excluída do processo de comunicação. Como consequência, as mensagens têm o poder de influenciar as pessoas a agir da maneira que ele pretende.

 

Criar Uma Ligação Com o Público

Donald Trump é inovador na forma como se liga e conversa com os seus seguidores:

 

  • Responde a desconhecidos de forma pessoal e agradece o seu apoio;
  • Conversa sobre a cultura pop, nomeadamente sobre outras celebridades;
  • Partilha opiniões que refletem o que muitos americanos pensam.

 

Trump estabeleceu assim uma ligação muito forte com milhões de americanos.

 

O Que As Empresas Podem Aprender Com Trump?

 

  • Cada rede social tem um propósito diferente e as empresas devem definir estratégias individuais para cada uma;
  • O Twitter foi escolhido porque servia o propósito de transmitir informação de forma rápida, imediata e direta.
  • É fundamental conhecer o público-alvo. Uma mensagem só será difundida de forma instantânea se apelar ao público certo.
  • Simplicidade funciona. Quando se tenta apelar a mercados em massa é necessário transmitir mensagens simples.

 

Com um tweet, Donald Trump consegue agitar os mercados financeiros. E você, como está a utilizar as redes sociais para o seu negócio?

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *