Homepage Logística Newsletter

MAN Truck & Bus cria área de negócio dedicada ao digital

Por a 23 de Maio de 2017 as 13:27

A marca de veículos pesados MAN criou uma nova área de negócio dedicada ao digital, tendo nomeado Christian Kaiser para chefiar a divisão.

Christian Kaiser

Christian Kaiser

Digitalização e Transformação é o nome dado à nova área de negócio da empresa do grupo Volkswagen. Christian Kaiser (na imagem) assume a missão de definir a estratégia digital e sua implementação em larga escala. O responsável da nova divisão trabalha na indústria automóvel desde 1997 e assumiu diversas posições de gestão de Tecnologias da Informação na Daimler AG, antes de se juntar à MAN Truck & Bus em dezembro de 2016.

Por sua vez, Markus Lipinsky, antigo responsável pela área de Telemática e Soluções Digitais da fabricante, irá avançar com o desenvolvimento e lançamento da marca digital RIO, como diretor executivo.

A MAN foi responsável pela criação da plataforma RIO, dentro do grupo Volkswagen no último ano, a qual oferece um sistema operacional em cloud para toda a indústria de transporte. Esta nova marca irá disponibilizar serviços digitais tanto para veículos comerciais da produtora alemã como para a sua concorrência, trabalhando em conjunto com as marcas MAN e Scania para desenvolver uma plataforma aberta (com base na cloud) para o universo dos transportes. “Em breve, esta ligará milhares de camiões, permitindo que os dados dos veículos e das infraestruturas sejam trocados entre fabricantes pela primeira vez. Isto é particularmente importante para donos de frotas mistas”, sublinha a produtora.

“Como diretor executivo do RIO, saúdo a iniciativa da MAN Truck & Bus ao permitir-nos estabelecer esta parceria com um especialista como o Christian Kaiser. Ele não vai apenas dar um valioso contributo para o desenvolvimento da nossa plataforma comum, como irá também liderar a empresa para o futuro dos seus próprios serviços digitais”, comenta Markus Lipinsky.

A plataforma conjunta vai oferecer os serviços digitais da RIO, assim como os de empresas parceiras, como fabricantes de reboques. Não obstante, os clientes vão continuar a poder a aceder a aplicações específicas para os veículos das marcas MAN e Scania.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *