Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Aldi pode tornar-se 2ª maior retalhista europeia nos próximos 3 anos

Por a 22 de Maio de 2017 as 13:36

A expansão dos “discounters” e da venda online de produtos de mercearia na Europa, impulsionada pela Amazon Fresh, empurram a alemã Aldi para a posição de segunda maior retalhista europeia.

A empresa de pesquisa LZ Retailytics afirma que a “discounter” alcançará a segunda posição em 2020, ultrapassando concorrentes como Carrefour, Tesco e Metro. De acordo com a empresa de análise especialista no mercado de retalho, a Aldi posicionou-se no último ano na quinta posição do ranking europeu, liderado pelo grupo Schwarz, dono da também “discounter” Lidl e da Kaufland.

A LZ Retailytics explica que as tradicionais cadeias alimentares devem esperar uma grande pressão nos próximos anos, pela via do “rápido crescimento do comércio online de bens alimentares, estimulado pela entrada da Amazon Fresh” e pela “contínua expansão” dos formatos de “discounter” da Aldi e do Lidl. Recorde-se que esta última foi a cadeia que mais cresceu em quota de mercado no ano passado em Portugal e Espanha e que se prepara para entrar este ano nos Estados Unidos.

Nas previsões da analista, a retalhista deve passar este ano para a quarta posição do ranking das maiores distribuidoras europeias, ultrapassando a Tesco, ainda a digerir as consequências do Brexit e do enfraquecimento da libra. A cadeia britânica obteve um decréscimo homólogo de 12,7% em vendas no ano fiscal de 2015, atingindo os 81 019 milhões de dólares (76,3 milhões de euros), de acordo com a 20ª edição do ranking anual das 250 maiores retalhistas do mundo, elaborado este ano pela Deloitte.

Por outro lado, em 2019 a discounter deve chegar à terceira posição ultrapassando o grupo Metro (dono da Makro e da Media Markt), uma vez que no último ano este dividiu os negócios alimentar e não alimentar em duas empresas distintas.

Assim, nas contas da LZ Retailytics em 2020 a empresa alemã, combinando os negócios Aldi Nord e Aldi Süd, chega à segunda posição das maiores retalhistas da Europa, ao deixar também para trás a distribuidora francesa Carrefour. No entanto, fica ainda “longe” do líder da tabela, o grupo Schwarz.

No ranking da Deloitte, a Aldi surge como terceira maior retalhista (em faturação) da zona euro, atrás do Carrefour (2º) e do grupo alemão Schwarz (faturação de 94 448 milhões de dólares em 2015) e oitava a nível global. A consultora estima que a cadeia tenha atingido um volume de negócio de de 82 164 milhões de dólares em 2015, com um total de 10 863 lojas espalhadas por toda a Europa, Estados Unidos e Austrália. Em Portugal, a Aldi opera 48 supermercados.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *