Data Center Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter

Confiança de consumidores nacionais bate recorde de últimos 20 anos

Por a 27 de Abril de 2017 as 15:16

O indicador de confiança dos consumidores portugueses está a aumentar desde setembro passado, tendo atingido este mês de abril o valor mais alto desde outubro de 1997, de acordo com os resultados dos Inquéritos de Conjuntura às Empresas e aos Consumidores publicados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.

A evolução do indicador de confiança para o nível mais alto dos últimos 20 anos deve-se ao maior otimismo dos portugueses nas várias componentes analisadas, sobretudo no que diz respeito às expetativas de evolução do desemprego e da situação económica do País. De acordo com o relatório, as expetativas dos consumidores sobre o contexto económico nacional têm vindo a melhorar desde setembro do ano passado, atingido também em abril o valor mais alto das duas últimas décadas.

As empresas ligadas ao comércio mostram em abril uma confiança reforçada, dando continuidade à trajetória ascendente iniciada em abril de 2016. No último trimestre, as perspetivas das empresas de comércio em relação às vendas apresentam uma recuperação, enquanto o indicador das previsões dos comerciantes sobre o volume de vendas e de encomendas a partir de fornecedores estrangeiros recuou.

O INE regista que este mês de abril são menos as empresas de comércio que referem obstáculos à atividade, sendo que a procura insuficiente mantem-se o principal obstáculo referido. Ainda assim, os retalhistas diminuíram o seu nível de confiança face ao mês anterior, enquanto os comerciantes por grosso estão mais confiantes.

Por seu lado, o indicador de confiança dos serviços está a crescer há cinco meses e o da indústria transformadora revela em abril uma recuperação, ainda que a confiança das produtoras de bens de grande consumo tenha recuado. A taxa de utilização da capacidade produtiva das transformadoras fixou-se em 79,6% em abril, uma dimunuição face aos 80,2% registados em janeiro.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *