Distribuição Homepage Newsletter

SPAR testa solução de gestão de stock desenvolvida em Portugal pela Sonae MC

Por a 24 de Abril de 2017 as 13:47

A retalhista austríaca SPAR testou em uma das suas lojas a solução ShopView, desenvolvida em Portugal pela Sonae MC em parceria com a WeDo Technologies e a Fraunhofer.

O projeto ShopView2Market, levado a cabo no âmbito do programa Exchange Experience, da Sonae, culminou numa nova solução de gestão do abastecimento das lojas de retalho alimentar. A ferramenta ShopView utiliza “tecnologia de processamento de imagem de última geração, juntamente com um dispositivo semiautomático, para comparar o ‘layout’ da prateleira com os planos de colocação de produtos (planogramas), detetando a localização incorreta dos artigos e situações de rutura de stocks”, explica em comunicado a Sonae MC.

O protótipo saído deste projeto foi testado num supermercado da retalhista SPAR, na Áustria, no âmbito de um processo de cooperação firmado no programa Exchange Experience, desenvolvido pelo departamento de inovação do grupo Sonae.

De acordo com Michael Pecher, diretor de Coordenação para filiais da SPAR Austria e membro do Conselho de Inovação da empresa, “apesar de ainda estar em desenvolvimento, o protótipo funciona. Consideramos que pode ajudar a resolver um desafio de negócio para os retalhistas”. Por sua vez, o diretor de logística da SPAR Austria, Martin Gleiss, diz que “o potencial da automatização do processo de gestão de planogramas e de deteção da ausência de stock nas prateleiras é definitivamente relevante”.

O projeto ShopView2Market recebeu o apoio da Agência Nacional de Inovação (ANI), em Portugal, através do programa Portugal 2020.

Um comentário

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *