IKEA é a marca de retalho com melhor reputação
A OnStrategy, em parceria com a Corporate Excellence Foundation, apresentou os resultados do estudo “Global RepScore Pulse”, que avalia a reputação de mais de 300 marcas em Portugal. No setor do retalho, a sueca IKEA ocupa o primeiro lugar, com 78,73 pontos, seguida da francesa Fnac (76,08) e da portuguesa Worten (76,05).
O estudo anual avalia os níveis emocional e racional de reputação das organizações e das marcas junto de vários stakeholders (publico em geral, empresários e diretores de empresas, jornalistas, líderes de opinião, professores universitários e analistas de mercado).
“O setor do retalho é altamente dinâmico face à oferta de marcas que se querem com elevada qualidade e que satisfaçam em pleno as necessidades dos clientes e a preços acessíveis, e ao qual acrescenta serviços de qualidade e inovadores. Neste âmbito destaca-se o retalho organizado e especializado onde o risco de exposição ao erro e à insatisfação do cliente é menor e mais controlado. Tendo estas evidências como pano de fundo, a marca IKEA tem-se destacado na sua robustez reputacional ao longo dos anos, existindo contudo um pódio de marcas (Fnac, Worten e Ikea) em que as diferenças são muito pequenas”, afirma Pedro Tavares, Partner e CEO da OnStrategy.