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Um em cada quatro europeus faz compras online todas as semanas

Por a 29 de Março de 2017 as 12:27

Um em cada quatro europeus faz compras online todas as semanas, de acordo com o primeiro estudo “Masterindex”, sobre comércio eletrónico pan-europeu e as novas tendências de pagamento, da Mastercard.
O mercado europeu de comércio eletrónico deverá registar um crescimento de 45% entre 2015 e 2018, prevê a pesquisa levada a cabo junto de consumidores de 20 países do Espaço Económico Europeu (EEE).
Em média, 40% dos europeus diz ter efetuado compras pelo menos uma vez por ano. Em Portugal, a cifra regista 43%. Em 2016, os artigos mais comprados online pelos portugueses, em sites de outros países europeus, foram vestuário, calçado e acessórios (29%, percentagem inferior à média europeia de 37%); eletrónica (26% face à média europeia de 17%); além de livros, CD, DVD e videojogos. Por outro lado, 31% dos portugueses inquiridos nunca comprou produtos online fora de Portugal.
Apesar de o comércio eletrónico ter um índice de aceitação elevado em toda a Europa, o estudo revela diferentes  tendências de país para país, relativamente ao número de vezes que os europeus efetuam compras online, os artigos que compram e os métodos de pagamento mais utilizados. Num momento em que os decisores políticos europeus procuram eliminar as barreiras transfronteiriças ao comércio eletrónico, o estudo revela as diferentes atitudes nacionais em matéria de compras online a partir de outros países.
Assim, os ingleses, polacos, lituanos e italianos são aqueles que afirmam recorrer mais vezes ao comércio eletrónico na Europa, ao efetuarem, pelo menos, uma compra online todos os dias (entre 8% e 9%). No entanto, os britânicos destacam-se no que toca à atividade semanal (41%), seguidos pelos irlandeses (32%) e alemães (30%). Em oposição, finlandeses (17%), estónios (16%) e dinamarqueses (16%) têm menos probabilidade de comprar algo na internet pelo menos uma vez por semana.

Principais números

  • O vestuário e o calçado são, de longe, a categoria mais popular (48% da média dos países europeus), seguida de compras de bilhetes (34%), eletrónica (33%) e livros (31%);
  • Os britânicos que fazem compras online compram o dobro de artigos de mercearia online (33%) dos seus vizinhos “continentais” nos quais se incluem os holandeses (16%), os franceses (15%) e os belgas (13%);
  • Os compradores online gregos estão quatro vezes mais abertos a efetuar reservas de viagens de longo curso na internet do que os seus homólogos dos Balcãs, na Croácia;
  • Observa-se uma tendência regional onde a Finlândia (31%), a Suécia (22%) e a Noruega (22%) são os únicos países com mais de um em cada cinco compradores online envolvidos em jogos a dinheiro online;
  • Enquanto os compradores online espanhóis são os mais entusiastas no que toca a carteiras eletrónicas, em teoria, acabam por ficar atrás dos noruegueses (20%), gregos (20%), e finlandeses (19%) no que toca à utilização destas soluções de pagamento;
  • O receio de fraude,  a maior barreira à decisão de comprar online em todos os países inquiridos, destaca-se na Grécia (71%) ,  em Espanha (64%) e Dinamarca (46%). Já os franceses, por exemplo, quase nunca efetuam compras oriundas de outros países e o número daqueles que referem que não o fazem por falta de confiança em sites estrangeiros é, aproximadamente, o dobro dos compradores espanhóis e italianos e quatro vezes mais do que polacos ou checos.

 

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