Os nossos clientes estão a mudar, por Tiago Rego (Infos)
Por Tiago Rego, Business Development Manager (Infos)
Com a partilha de conhecimento e acesso à informação através da internet, os consumidores têm acesso a vários fornecedores, diferentes formas de compra, em vários países e podem decidir livremente, por preço, prazo de entrega e comodidade, onde vão efetuar a sua compra.
Mesmo em ambiente de loja, tem vindo a aumentar junto dos consumidores o recurso a novas tecnologias usando equipamentos móveis para comparação da oferta. Os consumidores querem uma experiência multicanal capaz de fornecer informações relevantes e acessíveis ao longo de todo o processo de compra.
Como podemos então contribuir para uma melhor experiência de compra dos clientes e garantir que somos a sua escolha? Devemos conhecê-los, ouvi-los, saber o que mais gostam de comprar e como, podendo assim cativá-los e fidelizá-los.
Como podemos conhecer o cliente? Devemos apostar em ferramentas/soluções, seja na loja física ou online, que permitam desenhar, melhorar e proporcionar uma experiência de compra memorável.
Mas como? Garantindo que o cliente se identifica em cada compra e nos permita conhecê-lo. O consumidor de hoje só utiliza mecanismos se vir vantagens no seu uso. Ao criar um cartão de fidelização ou outro tipo de mecanismo de identificação que premeie o cliente sempre que o utilizar, dispomos da capacidade de recolher e analisar os dados, criando as condições para oferecer o serviço personalizado que o consumidor de hoje exige.
Desta forma, confirmamos os seus hábitos de compra e garantimos que, quando o cliente vai à loja, é reconhecido e encontra os seus produtos e promoções específicas, incentivando-o a pedir que lhe sejam assignados/sugeridos os produtos e vantagens que enquadram nos seus hábitos e perfil.
Estas situações dão origem a um volume de dados gigantesco que deve ser analisado em ferramentas/soluções de business intelligence que disponham de efetiva capacidade de transformar essa massa de dados em informação útil que melhorará a operacionalidade do seu negócio e consequentemente a experiência do cliente.
Como podemos garantir que o nosso cliente encontra o “seu” produto? Depois da análise dos dados e identificação dos hábitos e perfil dos clientes, é fundamental garantir um sistema de gestão de compras e stocks eficiente para:
– Ter os produtos certos nas lojas certas
– Evitar ruturas ou excesso de stock
– Antecipar picos de procura de determinados artigos (seja por uma questão sazonal ou tendo em consideração campanhas ou promoções específicas de produtos)
– Garantir uma eficiente compra (permitir ao cliente efetuar parte das compras antes mesmo de entrar na loja, encaminhá-lo para os setores em loja que procura, sugerir produtos complementares e promoções, entre outros)
E o preço? Um bom serviço permite que o cliente dê menor relevância à questão do preço, mas este está sempre presente. Devemos ter capacidade de garantir o produto ao melhor preço possível para a empresa e para o consumidor.
Podemos garantir que os preços de venda sejam os melhores possíveis através de uma negociação eficiente na compra, garantindo que é a melhor possível e assim transpondo o bom preço de compra para um bom preço de venda. Para tal, não se pode descurar a importância de soluções de negociação e gestão de acordos, fiáveis e capazes de melhorar a sua negociação.