Homepage Newsletter Produção

Nestlé reduziu em 68% água utilizada na produção em Portugal

Por a 23 de Março de 2017 as 13:33
Jordi Llach, diretor-geral da Nestlé Portugal

As três fábricas que a Nestlé detém em Portugal reduziram nos últimos cinco anos 68% do consumo de água (em metros cúbicos). A gigante do setor alimentar investiu “6,5 milhões de euros nos últimos anos” na otimização do impacto ambiental das suas infraestruturas no Porto (unidade de produção de cafés torrados), Açores (leite em pó) e Avanca (multiproduto). Este investimento permitiu à produtora economizar “mais de 20% no consumo de água por tonelada de produto acabado em todas em fábricas do país, explica em comunicado a Nestlé Portugal.
Só a unidade fabril de Lagoa, na ilha açoriana de São Miguel, apresenta uma redução na ordem dos 95% nos últimos cinco anos, tendo eliminado “por completo” a utilização de água salgada, com a instalação de um novo sistema de refrigeração, em funcionamento desde outubro de 2014. Além disso, a fábrica implementou o projeto “Água da Vaca”, que consiste em “aproveitar a água naturalmente presente no leite, retirada durante o processo de secagem para fabricar leite em pó, sendo posteriormente utilizada na alimentação das caldeiras e em limpezas intermédias”. Assim, é evitada a captação de água da rede. “Neste processo a Nestlé foi pioneira em Portugal”, sublinha a empresa sediada na Suíça.
No último ano, a filial portuguesa da gigante do setor alimentar alcançou um volume de negócios de 480 milhões de euros, o que traduz um crescimento orgânico de 4,7% face ao período homólogo.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *