Data Center Homepage Newsletter

As funções mais procuradas para trabalho temporário e outsourcing

Por a 22 de Março de 2017 as 15:03

A gestora de recursos humanos Adecco acaba de revelar, com base em dados reunidos internamente, as profissões mais procuradas em regime de trabalho temporário e outsourcing em Portugal. Os dados referentes ao último ano ilustram algumas tendências do mercado nacional de recrutamento.
No que diz respeito às contratações temporárias, o Top 3 é composto por Auxiliar de Produção, com cerca de 3200 colocações geridas pela empresa em 2016, Operador de Armazém, com 1800, e Assistente de Loja, com 730. “Mais de 50% dos colaboradores que iniciam a sua atividade em regime de trabalho temporário são contratados posteriormente para integrar a empresa com um vinculo contratual direto e a termo”, explica em comunicado a filial lusa da empresa sediada em Zurique.
Por sua vez, registaram-se no ano transato 420 colocações em regime de outsourcing para as funções de Promotora, que lidera o ranking deste formato de incorporação de trabalhadores nas empresas em Portugal. Seguem-se as funções de Operador de Armazém (2800 colocações) e Administrativa/Back Office (450 colocações).
Por regiões, verifica-se que no Norte do País as profissões relacionadas com a área industrial e retalho para trabalho temporário e outsourcing são as mais procuradas, enquanto no centro as funções vencedoras são na área do retalho e administrativa e no Sul o destaque vai para a área industrial e logística.
O trabalho temporário é a relação profissional “triangular”, em que uma “entidade empregadora (empresa de trabalho temporário) contrata, remunera e exerce o poder disciplinar sobre um trabalhador (trabalhador temporário), colocando-o a prestar a sua atividade numa outra entidade (utilizador) que o recebe e exerce, de forma delegada, os poderes de autoridade e direção”. Já o outsourcing refere-se ao “processo adotado por uma empresa no qual outra organização é contratada para desenvolver uma certa área da empresa”, esclarece a Adecco.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *