Homepage Newsletter Produção

Tetra Pak apoia guia para rotulagem alimentar da associação dos nutricionistas

Por a 15 de Março de 2017 as 13:23

A Tetra Pak tornou público o seu apoio ao lançamento do e-book “Rotulagem Alimentar – Um Guia para uma Escolha Consciente”, um guia para o setor alimentar promovido pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN), com o apoio institucional da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV).

Dirigido principalmente ao setor alimentar nacional e às atividades que implicam a prestação de informações sobre os géneros alimentícios ao consumidor final, o e-book da APN será lançado no próximo dia 15 de março.

Com a entrada em vigor do Regulamento (UE) N.º 1169/2011, as novas regras de rotulagem em matéria de informação sobre géneros alimentícios passaram a ser obrigatórias em Portugal a 13 de dezembro de 2016. Assim, o e-book da APN pretende aumentar a informação disponível para os operadores económicos e profissionais do setor agroalimentar e ajudar o consumidor a tomar decisões informadas.

“A questão da rotulagem é um tema fundamental pela necessidade de garantir aos produtores o cumprimento integral dos regulamentos aplicáveis e de informar com clareza os consumidores. É por esse motivo que apoiámos a APN no desenvolvimento deste e-book, com o intuito de ajudar o consumidor a tomar decisões informadas e a facilitar as suas escolhas alimentares. Consideramos que este é um contributo para a qualidade da informação no nosso mercado e para o cumprimento do direito do consumidor à informação”, sublinha Marina Sanchez, diretora de comunicação da Tetra Pak Ibéria..

O documento divide-se em quatro partes, explicando o enquadramento legal da rotulagem alimentar, a quem se aplica, as menções obrigatórias, a apresentação da rotulagem alimentar, a declaração nutricional e as informações voluntárias sobre os alimentos numa primeira parte. Segue-se um capítulo dedicado às Alegações Nutricionais e de Saúde, com as suas definições, interpretação da informação com exemplos e a importância na escolha dos alimentos. Na terceira seção aborda-se a Composição do Rótulo – Guia Prático, explicando-se a leitura do rótulo alimentar e da informação nutricional, assim como os cuidados a ter no momento da aquisição de produtos alimentares. E, por fim, é dedicado um espaço a perguntas frequentes.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *