Data Center Homepage Newsletter

Estudo IPAM. “Despesas com alimentação fora do lar continuam a diminuir”

Por a 15 de Março de 2017 as 15:06

Um total de 68% dos consumidores portugueses acredita que o seu poder de compra irá aumentar e mostra mais confiança em relação ao futuro, segundo o mais recente estudo desenvolvido pelo Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM). Metade dos inquiridos perspetiva uma melhoria da situação económica e 41% acredita que a evolução económica se deverá manter estável. Por outro lado, nove por cento dos consumidores prevê uma evolução desfavorável da atual situação económica.

Sobre a situação financeira do agregado familiar, 63% dos portugueses diz estar confiante na sua melhoria e, quando questionados acerca das razões subjacentes ao aumento do orçamento disponível, referem (46%) a integração no mercado de trabalho de algum elemento do agregado familiar.

“A esperança e o otimismo” demonstrados neste estudo “contrastam com os testemunhos de desalento dos anos de instabilidade económica, durante os quais se registou uma diminuição do orçamento disponível, desemprego e apreensão generalizada face ao futuro”, sublinha o estudo.

Despesa fora de casa continua a cair

A análise às despesas com alimentação continua a registar uma diminuição no número de refeições realizadas fora de casa, tendência em linha com o ano anterior. No entanto, em contrapartida, as despesas com alimentação em casa tendem a estabilizar, segundo a mesma fonte.

O estudo do IPAM mostra ainda que os argumentos financeiros têm um peso muito significativo no que diz respeito à compra de produtos alimentares (31%) mas também de roupa, sapatos, brinquedos, entre outros. No entanto, 76% dos consumidores admite que a compra é influenciada pelo preço e pela gestão rigorosa do orçamento.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *