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DHL Express alarga capacidade de entregas com bicicletas em centros urbanos

Por a 8 de Março de 2017 as 15:45

A transportadora DHL Express apresentou o novo “City Hub”, um reboque feito à medida para o “Cubicycle”, uma bicicleta com atrelado personalizado e capacidade de até 125 kg de carga. O novo reboque permite transportar até quatro contentores.

A DHL lançou dois projetos-piloto – em Frankfurt, na Alemanha, e em Utrecht, na Holanda – com o novo conceito que vai permitir alargar a utilização de bicicletas de carga para entregas na cidade. O processo arranca com uma carrinha da empresa que entrega o reboque no centro da cidade, a partir do qual os contentores com as encomendas podem ser transferidos rapidamente para dois “Cubicyles” para entregas em pontos de difícil acesso no centro da cidade.

Cada reboque “City Hub”, associado à bicicleta da marca, pode substituir “até dois veículos de distribuição, diminuindo o nível de CO2 equivalente a mais de 16 toneladas por ano e reduzindo significativamente outras emissões”, explica em comunicado a empresa de origem alemã.

“A DHL Express já substituiu até 60% das rotas de veículos em cidades de alguns países europeus com bicicletas de carga e esperamos que o City Hub e o Cubicycle nos ajudem a acelerar essa abordagem noutros mercados nos próximos três a cinco anos”, afirma John Pearson, CEO (Chief Executive Officer) da DHL Express Europa. “As bicicletas oferecem uma série de vantagens em operações de entrega expresso. Podem contornar o congestionamento do tráfego e fazer até duas vezes mais paragens por hora do que um veículo de distribuição habitual. O custo total de propriedade ao longo da sua vida é inferior a metade de uma carrinha”.

A bicicleta “Cubicycle” foi desenvolvida nos Países Baixos e introduzida na rede DHL em 2015. Detém características como o assento reclinável, suporte de pedal elétrico para velocidade adicional, suporte para escalada em colinas, e é fácil de manusear. Os contentores removíveis são impermeáveis, podem ser equipados com transmissores GPS ou de Internet e são autoalimentadas através da utilização de painéis solares. Até à data, a DHL Express introduziu bicicletas em mais de 80 cidades em 13 países europeus, incluindo 14 Cubicycles em sete cidades. Os estafetas percorrem, em média, 50 quilómetros por dia.

Estas iniciativas inserem-se no programa de proteção ambiental Go Green do Grupo DeutschePost DHL, que tem como objetivo melhorar a sua eficiência em carbono na ordem dos 30% (contra uma base de referência de 2007) até 2020.

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