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GoWi-Fi. “Comunicar com o target e perfil certos no momento de consumo”

Por a 7 de Março de 2017 as 11:43

Entrevista a Tiago Cortez, CEO da GoWi-Fi

 

A plataforma global de acesso à net GoWi-Fi, disponível em alguns dos principais locais de circulação dos consumidores, nasceu para fornecer às marcas um meio de “comunicar de forma eficiente com o target certo e o perfil adequado, quando este está próximo do momento de consumo”, explica em entrevista Tiago Cortez, CEO da startup

 

Como nasceu a plataforma de segmentação GoWi-Fi?

Como tudo, começou com uma pergunta: Por que razão as empresas que oferecem wi-fi não tiram qualquer benefício quando têm um enorme custo de investimento e manutenção de redes wi-fi? Então, começámos a desenvolver inteligência, a compreender todo o tipo de informação que podia ser retirado, todo o potencial que as redes wireless podem oferecer e, assim, nasceu há mais de três anos, como projeto de investigação e desenvolvimento dentro do grupo Wavecom, empresa de Aveiro com mais de 15 anos e que será das maiores especialistas em Portugal em tecnologias wireless.

O que é a GoWi-Fi? Que tipo de negócios serve?

O GoWi-Fi é uma rede wi-fi inteligente que disponibiliza uma plataforma de segmentação de consumidores para aumentar as vendas e melhorar a comunicação das marcas com os seus clientes. Integramos comunicação mobile em formatos como publicidade display (vídeo, splash-page e interações em redes sociais) e também por SMS de proximidade.

Para o utilizador final, a plataforma disponibiliza wi-fi de alta densidade em espaços identificados, grátis para sempre, e com ofertas únicas e exclusivas das principais marcas que os utilizadores conhecem.

Qualquer negócio, atividade e marca, podem usufruir das vantagens, seja através de uma solução de wi-fi no seu negócio, comunicar apenas para a nossa comunidade ou ativar a sua marca nos espaços onde existe o GoWi-Fi. O único requisito é ter o desejo de comunicar de forma eficiente com o target certo e definido, no momento em que este está próximo do momento de consumo.

Por que é que lhe chama “plataforma de segmentação”?

A grande vantagem do GoWi-Fi para as marcas é utilizar todo o conhecimento que desenvolvemos. Temos, porque pedimos, dados demográficos, juntando-se depois conhecimento comportamental dos utilizadores. Devidamente identificados e agrupados em clusters de comportamento, são gerados grupos de consumidores, os tais segmentos com os quais as marcas podem comunicar.

Desde a ideia de fundar a startup até à criação do negócio e da constituição da empresa quando tempo passou?

Só ao fim de dois anos e meio de desenvolvimento do produto fez sentido constituir a empresa. O negócio apareceu logo a seguir. Curiosamente, entrei para o projeto nessa fase. Era na altura diretor geral da Sment Digital, uma sociedade de business angels que investe em startups tecnológicas e os sócios fundadores acabaram por me convidar a participar ativamente na gestão, até porque toda a vida desenvolvi projetos em áreas de marketing com forte presença no digital.

Relativamente ao negócio, emitimos a primeira fatura em abril do ano passado e desde essa altura temos vindo sempre a crescer.

 Quais os principais marcos deste período, entre a ideia luminosa e a sua saída do papel?

A constituição da equipa, a entrada de investidores e uma parceria com a Cisco.

Qual é a participação do grupo WPart/Wavecom e da Sment Digital na GoWi-Fi?

A empresa é hoje uma verdadeira startup tendo-se autonomizado em termos de capital do grupo WPart/Wavecom, mantendo alguns dos seus sócios a maior fatia de capital da empresa. A Sment Digital tem 35% do capital e eu próprio tornei-me acionista direto, com uma participação que me faz sentir um verdadeiro “founder”. Fizemos já um investimento muito significativo.

Investimento de um milhão de euros

Quanto já investiram e onde foi aplicado?

Até ao momento já temos cerca de 1 milhão de euros de investimento. Essencialmente em desenvolvimentos tecnológicos na plataforma, em ferramentas muito poderosas de business intelligence. Ajudámos também a criar uma importante infraestrutrura wi-fi em grandes locais, como cidades, shoppings, sistemas de transporte (estações de comboio, estações de metro, terminais de barcos, entre outros. Em conjunto com os nossos parceiros, teremos neste momento uma rede aberta de altíssima qualidade que está a permitir ter a maior comunidade de utilizadores de wi-fi gratuito em Portugal.

Pode dar exemplos de projetos que desenvolveram para retalhistas nacionais e internacionais e falar um pouco sobre os seus objetivos?

Estamos a trabalhar com proprietários e gestores de alguns dos maiores shoppings em Portugal. São neste momento quem mais utiliza todo o potencial da plataforma. Estamos a trabalhar ativamente com algumas das maiores marcas na área de restauração, negócio de combustível, desporto e vestuário, entre outros.

Não vou falar de exemplos concretos mas posso dizer que temos experiências com comunicação de proximidade em que o impacto é imediato. Conseguimos interagir com consumidores do GoWi-Fi à porta de estabelecimentos e automaticamente há vendas nesses locais. As experiências são fantásticas quer para os retalhistas quer também para os utilizadores do GoWi-Fi porque normalmente é-lhes dado algum incentivo especial para consumir naquele momento. E muitos aproveitam, naturalmente. Um ponto muito interessante é que a plataforma consegue medir o impacto das comunicações pelo número de pessoas impactadas e que visitam o ponto de venda. Temos taxas de retorno perfeitamente incríveis, normalmente acima dos 20% e chegam a valores muito maiores.

A GoWi-Fi esteve também presente em muitos eventos no ano passado como, por exemplo, o ClickSummit, Feira do Livro de Lisboa, Tall Ship Races, Vogue Fashion Night e Web Summit, entre outros, e proporcionou às marcas todas as vantagens de comunicar com um target específico num certo local. Os objetivos comuns destes eventos passam por proporcionar uma experiência única com wi-fi em momentos de descontração, ativar marcas e reforçar a presença e relação entre as marcas e clientes. São sempre momentos únicos de presença das marcas que podem assim apostar na criatividade das ações, que nós pensamos, na operacionalização e, assim, juntos, cumprimos um objetivo principal – tornar a comunicação eficiente e no momento certo com o target pretendido. A solução para eventos pode passar por uma instalação portátil que permite uma total liberdade de instalação e com todas as funcionalidades de comunicação GoWi-Fi já conhecidas. Se os clientes das marcas estão lá, o GoWi-Fi também pode estar. E conseguimos depois perpetuar a relação, porque conseguimos saber quem foi aos eventos, o que melhora sempre o perfil do utilizador e permite segmentar campanhas futuras das marcas.

Por que é que diz ser a “primeira rede nacional inteligente”?

Disponibilizar wi-fi não é nada de novo, apenas é aquilo que fazemos com ele! Assim, rentabilizamos a presença do wi-fi em benefício das marcas que têm como dificuldade principal comunicar com o target certo e perfil adequado. A acrescentar a isto, o GoWi-Fi é diferenciador na forma como desenvolveu uma plataforma de marketing que permite uma comunicação segmentada com os clientes via SMS ou display de acesso à internet. Outro fator diferenciador centra-se no envio de SMS com geolocalização, permitindo identificar os clientes num raio de ação geográfico ou, ainda mais inovador, identificar e comunicar com quem está no espaço do cliente (loja, evento, rua) e convidá-los a entrar. Assim, como costumamos dizer, evitamos que as marcas enviem promoções vantajosas para quem está fora do País ou cidade. Só quem está nas proximidades do negócio será impactado com vantagens únicas e exclusivas que as marcas queiram anunciar. Esta funcionalidade é disruptiva no mercado e muito inovadora para as marcas que conseguem assim incentivar o consumo de um determinado produto, no interior ou fora da loja, de forma a gerar tráfego de consumidores que estão a passar à porta da loja e convidá-los a entrar.

Qual é o vosso modelo de negócio?

É muito simples. Disponibilizamos uma plataforma online em que o nosso parceiro, uma gestora de shopping, uma cadeia de retalho ou um pequeno café, tem acesso a toda a área de ‘analytics’ e gestão de comunicação display dentro do espaço. É também dessa plataforma que gerem o envio de mensagens com segmentação e geolocalização. Os clientes compram pacotes de comunicação, sendo que privilegiamos o envio por SMS pela sua altíssima eficácia. É uma ferramenta muito intuitiva em que o cliente é autónomo, ainda que tenhamos sempre um consultor dedicado para ajudar. O nosso negócio vem pela utilização da plataforma.

Ferramenta de “analytics” e comunicação

Que equipamentos e tecnologia são instalados nos estabelecimentos?

Gostamos de ajudar os clientes a rentabilizar o investimento wi-fi que já têm. Muitos têm necessidade de melhorar a experiência e, então, temos uma parceria com a Cisco através da qual vamos instalar os melhores equipamentos para cada caso. A Cisco tem equipamentos muito fortes na área de retail o que, somado à nossa tecnologia, resulta numa ferramenta poderosa de “analytics” e de comunicação. Temos maior facilidade em trabalhar com a linha Meraki que é efetivamente muito forte e grande clientes nacionais e internacionais já estão a usar estes equipamentos.

Como funciona a tecnologia?

Os equipamentos detetam ‘devices’ e a nossa tecnologia o que faz é processar informação em tempo real, de forma a guardar informação e compreender se há alguma interação da marca com aquela pessoa. Através da deteção do dispositivo móvel do cliente no espaço da marca, esta consegue comunicar via SMS ou imagens, publicidade e campanhas que impactam o cliente nos primeiros segundos de acesso à internet, via display de entrada. O GoWi-Fi permite uma comunicação direcionada que atua no local e momento certo, permitindo influenciar a decisão de compra do cliente no momento em que este se encontra junto do negócio/marca.

Como é feita a identificação do cliente? Como garantem a privacidade dos dados?

O registo é muito simples. Mas é também o que permite todo o tipo de interação. Em primeiro lugar, o utilizador sabe que está a entrar e regista-se no GoWi-Fi, autorizando nesse momento receber comunicação dos nossos parceiros. O registo é feito com o número de telefone e só depois de validado o número passa a ficar registado na plataforma. Temos um enorme cuidado com a gestão dos dados pessoais. Somos muito rigorosos na gestão da base de dados.

Aquando da utilização da rede, cada utilizador tem disponível informação sobre os termos e condições do serviço e a qualquer momento pode desistir de fazer parte da comunidade. No entanto, são muito poucos os pedidos de desistência, porque as vantagens são mesmo muitas!

São as marcas que criam os anúncios? Qual é a mecânica?

A plataforma está disponível online através de login, sendo muito intuitiva a sua utilização, pelo que, seguindo os passos simples, as marcas conseguem definir as suas mensagens, enviar na hora ou calendarizar e, acima de tudo, saber para quem querem enviar, na hora e momento certo. Basta definir o título e corpo de mensagem, definir mais alguns parâmetros e já está. É ainda possível personalizar páginas de boas vindas e publicidade com imagem ou vídeo no primeiro acesso à Internet, ou seja, personalizar a página de entrada de acesso à Internet.

A que métricas as marcas têm acesso?

A plataforma integra em si toda uma área de consulta, parametrização e definição de campanhas e ações, onde existe também a área reservada à análise dos dados e métricas. Assim, informações sobre os acessos aos locais, a permanência e frequência dos clientes, número de utilizadores disponíveis para contato e demais outras sobre o perfil dos utilizadores estão disponíveis para que cada marca acompanhe a evolução das suas ações e consiga assim tomar decisões sobre o seu target de forma mais sustentada.

ROI imediato das campanhas”

Por que diz que é “a primeira plataforma online com ROI imediato das campanhas”?

Com o GoWi-Fi as empresas e as marcas têm acesso direto ao retorno das suas ações. Por exemplo, o retorno de clientes após o envio de uma mensagem e compreender como se comportam face esse momento da campanha, se compram mais, quando voltam à loja, ou seja, que ações é que tomam. Em tempo real é ainda possível ver os potenciais clientes que estão na área geográfica do negócio e, aqui, aumentam exponencialmente as vantagens de utilização desta plataforma de comunicação segmentada. As marcas podem assim medir os resultados das suas campanhas e saber quantos clientes receberam os seus SMS, quantos entraram no estabelecimento e o que compraram. Temos várias marcas a utilizar vouchers com códigos únicos que só podem rebater uma única vez.

De que forma a plataforma pode ajudar a “fidelizar”?

A fidelização é o grande desafio das organizações e pode contribuir muito para o sucesso, mas só os conseguimos fidelizar se algo os atrair, assim, atrair é o primeiro passo e a fidelização é o objetivo final. Para atrair, os clientes têm que se sentir únicos e exclusivos e acreditamos que as marcas que apostam no GoWi-Fi têm acesso ao perfil do seu target e, com isso, conseguem criar uma relação baseada na personalização de campanhas que vão ao encontro dos seus gostos e preferências. Quando as marcas conseguem entrar no entendimento do seu target, as probabilidades de conseguirem construir uma base de fidelização aumentam. A experiência aliada às ofertas exclusivas e personalizadas contribuem para o reforça da relação entre marcas e clientes.

Entre os mais de 200 locais onde está presente, que estabelecimentos mais se destacam em tráfego? Qual a dimensão do público-alvo?

Toda a nossa comunidade é um público-alvo para as marcas e empresas. Já temos mais de 230.000 utilizadores registados em menos de um ano. O GoWi-Fi está presente no centro de cidades (em parceria com autarquias), plataformas das estações de comboio, terminal de cruzeiros, metro, centros comerciais nas principais cidades, cadeias de restauração, algumas das principais marcas de retalho. Conseguimos medir tráfegos de pessoas nos espaços. E também o tráfego de internet. É mais usado em locais onde o tempo de permanência é maior e aí os transportes públicos e área de restauração destacam-se bastante.

Qual a penetração da plataforma em Portugal?

A plataforma está implementada com grande cobertura nos distritos de Lisboa, Porto, Aveiro. Vamos alargando a presença em conjunto com parceiros e estamos também a crescer muito em Viseu, Coimbra, Vila Real, Castelo Branco e Bragança. Temos parceiros com alguns milhares de pontos de venda que nos procuram. Podemos crescer em quantidade de locais mas normalmente estamos mais preocupados com a qualidade dos espaços e nos resultados dos parceiros que apostam na nossa solução.

Quando pensam alcançar o retorno do investimento?

Depois de um grande investimento tivemos uma ótima recetividade do mercado e, por isso, estamos a crescer muito em faturação. Já conseguimos atingir o ‘break-even’ mensal e acreditamos ter um ano muito positivo em 2017. Previsivelmente, até à segunda metade de 2019 conseguimos recuperar a totalidade do investimento em Portugal.

Mas parece-nos fazer muito sentido ir para fora já que não conhecemos produtos com as nossas características. Ainda recentemente, a Cisco considerou o GoWi-Fi como o parceiro mais inovador em Portugal e em toda a região da Europa de Sul, em países como Espanha, França, Itália, Grécia e Israel. Se conseguirmos entrar com sucesso num país internacional o potencial de negócio é mesmo muito grande. Estamos a fazer tudo por ser mais um caso de sucesso de uma empresa tecnológica portuguesa em mercados internacionais.

 

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