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IBM e Visa firmam parceria para transformar dispositivos conectados em pontos de venda

Por a 20 de Fevereiro de 2017 as 16:17

A IBM e a Visa firmaram uma parceria para facilitar o desenvolvimento de novas experiências de pagamento, por parte de retalhistas, a partir de dispositivos conectados à Internet das Coisas (IoT).

A colaboração entre as duas empresas representa a primeira iniciativa conjunta da indústria para promover a incorporação de pagamentos e comércio em qualquer dispositivo – desde relógios a anéis, passando por eletrodomésticos ou até carros. Anunciada na última semana, a parceria integra a plataforma Watson IoT da IBM e suas capacidades cognitivas com os serviços de pagamentos globais da Visa, utilizados por mais de três mil milhões de consumidores em todo o mundo. Com esta colaboração, no futuro todos os clientes da tecnológica e da multinacional de serviços financeiros poderão “criar experiências de comércio personalizadas e fazer recomendações proativas com base nas necessidades dos consumidores”, explica em comunicado a Visa.

Os clientes da plataforma IBM Watson IoT (Internet das Coisas) – hoje utilizada por mais de 6000 clientes – terão acesso aos serviços de pagamento Visa, através do IBM Cloud. A plataforma Watson IoT permite que as empresas se conectem a “milhares de milhões” de dispositivos, sensores e sistemas conectados no mundo, extraindo “insights” sobre o comportamento dos consumidores. Assim, os retalhistas poderão desenvolver experiências com base em recomendações ou serviços de alerta que direcionem os consumidores diretamente para a compra. Através do Token Service da Visa, os negócios garantem aos clientes a segurança das informações de pagamento, ao substituir, através da plataforma Watson IoT, os dados confidenciais de conta encontrados em cartões de pagamento – como o número de 16 dígitos, a data de validade e o código de segurança – por um identificador digital exclusivo que pode ser usado para processar pagamentos sem expor os detalhes da conta.

Com o novo serviço, as duas multinacionais antecipam a democratização dos pagamentos a partir dos dispositivos conectados, os quais se espera que atinjam os 20 mil milhões a nível global em 2020, segundo a Gartner.

Experiências de pagamento personalizadas através de tecnologia IoT. Como funciona?

De acordo com o Relatório “Connected Car”, da BI Intelligence, existirão 380 milhões de carros conectados até 2021. Com um automóvel com ligação à plataforma com capacidades cognitivas Watson IoT, o condutor é alertado, por exemplo, quando a garantia ou certificação do carro estiver prestes a expirar ou se precisar de substituição de peças. O condutor poderá, graças à parceria entre a IBM e a Visa, encomendar peças com o premir de um botão, agendar um serviço ou pagar o combustível através de uma interação direta entre o carro e a estação de abastecimento. Da mesma forma, um “runner” que tenha um dispositivo “fitness wireless”, poderá receber um alerta digital no momento em que deve substituir as suas sapatilhas de corrida e adquirir recomendações de compra, por exemplo.

“Esta combinação das tecnologias IoT da IBM com os serviços de pagamento Visa, significa o próximo momento definidor do retalho, permitindo pagamentos em qualquer objeto conectado, com novos níveis de simplicidade e conveniência para todos”, declara em comunicado Harriet Green, Diretor Geral da IBM Watson IoT. Por sua vez, Jim McCarthy, Vice-presidente Executivo de Inovação e Parcerias Estratégicas da Visa, explica que “a Internet das Coisas não está apenas a promover um mundo mais conectado, está a alterar o modo como vivemos, compramos e pagamos, ao transportar dados e pontos de venda para onde o consumidor deseja”.

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