Distribuição Homepage Newsletter

Sonae Sierra e Bankinter criam empresa cotada em bolsa para investir em ativos de retalho

Por a 17 de Fevereiro de 2017 as 16:15

A Sonae Sierra e o banco espanhol Bankinter listaram no Mercado Bolsista Alternativo de Espanha (MAB) a sua nova empresa de investimento imobiliário ORES Socimi (Sociedad Cotizada de Inversión Inmobiliaria).

A empresa de investimento foi criada em dezembro do último ano pela gestora de ativos comerciais do grupo Sonae e pela entidade bancária do País vizinho, numa base de 50/50. Estreia-se no mercado bolsista depois de uma angariação de capital de 196,6 milhões de euros, operação que mobilizou sobretudo clientes do segmento de “Private Banking” do Bankinter. Estes, juntamente com outros investidores institucionais, detêm 86% da Socimi, enquanto o Grupo Bankinter detém mais de 10% e a Sonae Sierra 3,75%.

O objetivo final desta nova companhia passa por investir aproximadamente 400 milhões de euros, em linha com a sua capacidade de endividamento, em ativos imobiliários comerciais não residenciais situados maioritariamente nas principais cidades de Espanha e de Portugal. “Cerca de 65% destes ativos estarão localizados em Espanha e os restantes em Portugal”, dá conta o comunicado endereçado esta sexta-feira às redações. A empresa aponta ainda para o investimento em hipermercados, supermercados e ativos únicos “com rendas de longo prazo e lojistas solventes”. Os centros comerciais, por outro lado, não se incluem na atividade da empresa.

O Conselho de Administração da ORES Socimi é composto por Fernando Moreno, diretor global da área de banca comercial do Bankinter que assume o cargo de presidente; Íñigo Guerra, diretor global da área de banca de investimentos do Bankinter; Alexandre Fernandes, diretor global de gestão de Investimento da Sonae Sierra para a Europa; e Javier Nieto Jáuregui e Javier Sánchez como membros externos do conselho.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *