Distribuição Homepage Newsletter

Parlamento aprova tratado de comércio entre Canadá e União Europeia

Por a 16 de Fevereiro de 2017 as 16:32
Security On High Alert Ahead Of EU Enlargement Ceremony

O tratado que elimina barreiras comerciais entre a União Europeia e o Canadá, designado CETA (Comprehensive Economic and Trade Agreement), foi aprovado pelo Paramento Europeu esta quinta-feira (15 de fevreiro).

Com 408 votos a favor, 254 contra e as 33 abstenções, o acordo pode ser aplicado provisoriamente já a partir de abril deste ano, cenário mais rápido possível.

O tratado CETA irá remover tarifas na comercialização da maioria dos bens e serviços, além de prever o reconhecimento mútuo de certificações para um alargado portefólio de produtos.

Os fornecedores de serviços da União Europeia, de setores que vão desde o transporte marítimo, passando pelas telecomunicações e engenharia, até aos serviços ambientais e de contabilidade, terão acesso ao mercado canadiano. O acordo não abrange porém a remoção de tarifas comerciais no que diz respeito a serviços públicos, audiovisuais, transportes e alguns produtos do setor agroalimentar, como os laticínios, aves e ovos.

As negociações para o CETA decorreram desde maio de 2009 até setembro de 2014. O acordo acabou por ser assinado em outubro de 2016 e, após aprovação do Parlamento Europeu, tem ainda de ser ratificado pelos parlamentos nacionais e regionais. O Canadá é o 12º maior parceiro comercial da União Europeia que, por sua vez, é o segundo maior parceiro daquele país norte-americano. Além disso, o Canadá é o quarto maior investidor da UE. Em 2015, os países-membros importaram o equivalente a 28,3 mil milhões de euros em bens do mercado canadiano e exportaram um volume de 35,2 mil milhões de euros para o mesmo, segundo dados da Comissão Europeia. Espera-se que as exportações europeias para aquele mercado cresçam 20% após o acordo ser completamente implementado.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*