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Loja online da Ikea atinge vendas de €1milhão em dois meses de pré-lançamento

Por a 15 de Fevereiro de 2017 as 17:46
Stephan Forcet, acting country rollout manager do projeto multicanal em Portugal.
Stephan Forcet, acting country rollout manager do projeto multicanal em Portugal.

A insígnia de mobiliário e decoração Ikea apresentou esta quarta-feira (15 fevereiro) na loja de Loures a sua estratégia multicanal para Portugal. A loja online da retalhista esteve em fase de pré-lançamento durante dois meses, período no qual registou vendas de um milhão de euros.

A plataforma online da Ikea está disponível desde 10 de novembro com 8200 referências de produto disponíveis. Os eshoppers podem recolher as suas compras nas quatro lojas da empresa sueca no País (Braga, Loures, Matosinhos e Alfragide) ou escolher a devolução em determinada morada. A recolha na loja tem um custo adicional de 20 euros. A entrega em casa, por sua vez, tem o custo de preparação de encomenda de 20 euros, ao qual acresce o valor da entrega, que varia entre 29 euros e os 1125 euros, dependendo da distância. As lojas Ikea de Matosinhos e Loures servem de centros de distribuição das encomendas, sendo que as expedições para Madeira e Açores partem da segunda.

A loja digital da Ikea atingiu uma receita de um milhão de euros nas primeiras nove semanas de funcionamento. Os clientes portugueses encomendaram em média 20 produtos por compra. Em 83% das ocasiões os consumidores preferiram a entrega ao domicílio. Lisboa detém a maior fatia de pedidos online registados pela cadeia (24%), as ilhas seguem em segundo lugar (23%) e os arredores da capital em terceiro (19%).

Primeiro ponto “pick up” em Albufeira

A empresa instalou em meados de janeiro deste ano um ponto “pick up” em Albufeira. “Estamos a testar a resposta dos consumidores algarvios. Queremos ver como utilizam esta nova solução para recolha de encomendas e, se a adesão for positiva, vamos apostar em outros ‘pick up points’ no país”, explica em entrevista ao HIPERSUPER Stephan Forcet, acting country rollout manager do projeto multicanal em Portugal. “Como ainda não estávamos presentes no Algarve, esta foi uma forma de entrarmos naquele mercado e testarmos aspetos técnicos relacionados com o fluxo de informação e de produtos entre a loja, enquanto unidade de abastecimento de encomendas, e um novo ponto de contacto. Por isso, a disseminação do conceito depende dos resultados que obtivermos. Um ponto pick up é uma alternativa menos dispendiosa de oferecermos serviço de entregas”.

A compra online e entrega neste ponto tem um custo de 69 euros. A empresa não prevê, para já, o alargamento deste conceito.

Loja de Loulé abre no final de março

A Ikea inaugura no próximo dia 30 de março a sua quinta loja em solo luso, concretamente em Loulé, Algarve. O francês Abdelhak Ayadi será o diretor do novo espaço, cuja área de venda é de 24 mil metros quadrados, distribuída por dois pisos. A loja insere-se num investimento de cerca de 200 milhões de euros num complexo comercial na região do Algarve, o qual abrange, além do novo ponto de venda, um centro outlet e um shopping center. Este último tem abertura prevista para o próximo verão e será o segundo centro comercial da empresa em Portugal, além do Mar Shopping, em Matosinhos. Recorde-se que a Ikea está a seguir um plano de expansão em Portugal para chegar às dez lojas em 2025.

Saiba mais aqui: Ikea lança loja online para todo o País e quer ter 10 pontos de venda até 2025

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