FMCG Homepage Newsletter

Tratado CETA traz “claras oportunidades para Portugal”, defende ANEBE

Por a 7 de Fevereiro de 2017 as 13:53

A Associação de Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas (ANEBE) defende que o tratado CETA (Comprehensive Economic and Trade Agreement) traz “claras oportunidades para Portugal” e sobretudo para setor das bebidas espirituosas.

A eliminação de tarifas de importação de bebidas espirituosas e a abolição de outras barreiras comerciais previstas no tratado CETA “significará o desbloquear de uma nova oportunidade para aumentar as vendas” de Portugal no Canadá, defende em comunicado a ANEBE, posicionando-se a favor do tratado que promove o livre comércio entre o Canadá e a União Europeia. O CETA foi aprovado pelas duas partes em outubro de 2016 mas precisa ainda da aprovação do Parlamento Europeu para ser efetivado. A votação está marcada para o próximo dia 15 de fevereiro.

Para a associação, o tratado contribui “fortemente para o crescimento económico não apenas de Portugal mas de toda a Europa” e em especial para o aumento das exportações de espirituosas europeias, que representam “a maior exportação de produtos agroalimentares na União Europeia. São dez mil milhões de euros em 2015, representando um excedente comercial superior a nove mil milhões de euros”. Segundo Daniel Redondo, presidente da ANEBE, “o Canadá é já o 5º maior mercado de bebidas espirituosas europeias, gerando 285 milhões de euros para a economia europeia todos os anos”.

A associação recorda também que nos últimos dez anos “as exportações de bebidas espirituosas mais que duplicaram no nosso país, passando de 17,1 milhões de euros em 2005 para 47,3 milhões de euros em 2015”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *