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As nove tendências tecnológicas que vão marcar próximos cinco anos

Por a 6 de Fevereiro de 2017 as 16:29

O estudo “Technology, Media and Telecommunications Predictions 2017”, da consultora Deloitte, enumera as tendências globais que irão marcar os próximos cinco anos nas indústrias de tecnologia, media e telecomunicações. Fique a par das principais:

1.       Aprendizagem automática

A 16ª edição do estudo prevê que mais de 300 milhões dos smartphones vendidos em 2017 (mais de um quinto das unidades comercializadas) vão integrar capacidades de aprendizagem automática. A consultora estima que a tecnologia não se restringirá apenas as smartphones, alargando com o decorrer do tempo a “dezenas de milhões (ou mais) de drones, tablets, automóveis, dispositivos de realidade virtual ou aumentada, instrumentos médicos, dispositivos de Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) e em novas tecnologias ainda desconhecidas. Por exemplo, “em 2022, apenas nos EUA, haverá menos 6000 mortes em acidentes rodoviários, um decréscimo de 16% face a 2017”, devido sobretudo às “tecnologias de travagem automática de emergência (automatic emergency braking – AEB)”.

2.       Gastos das empresas com IT-as-a-Service intensificam-se

A Deloitte prevê ainda que, até ao final de 2018, a despesa global das empresas com contratação de serviços de Tecnologias de Informação (IT-as-a-Service), nomeadamente nas áreas de data centers, software e serviços, vai-se aproximar dos 550 mil milhões de dólares, escalando a partir do gasto total de 361 mil milhões de dólares registado em 2016.

3.       Ciberataques aumentam em escala

Em 2017, os ataques de Distributed Denial-of-Service (DDoS) – uma forma de ciberataque – vão aumentar em escala, segundo a Deloitte. “Serão mais difíceis de mitigar e irão aparecer com maior frequência”. O aumento de ameaça DDoS fica a dever-se em grande parte ao crescente número de dispositivos de IoT, à disponibilização online de metodologias de malware, que permitem que cibercriminosos com pouca experiência explorem equipamentos IoT não protegidos.

4.       Segurança biométrica chega a milhares de milhões

Os dispositivos ativos equipados com leitores de impressão digital deverão ascender a mil milhões pela primeira vez no início de 2017. “Em média, cada sensor será utilizado 30 vezes por dia, o que implica um total agregado de dez biliões de utilizações num ano”.

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5.      Chegámos ao pico dos tablets? 

Em 2017, as vendas de tablets deverão ser inferiores a 165 milhões de unidades, o que traduz uma descida de 10% face às 182 milhões vendidas em 2016. O cenário indica que já passámos o pico da procura por estes equipamentos, “muito embora haja variações entre diferentes países”. Há três equipamentos que estão neste momento à frente dos tablets por uma margem considerável: as televisões, os smartphones e os computadores.

6.      Vendas no mercado de Vinil alcançam recorde do milénio

As vendas no mercado de vinil e de equipamentos associados deverão aproximar-se dos “mil milhões de dólares pela primeira vez este milénio”. As novas receitas de vinil deverão apresentar “um crescimento de dois dígitos pelo sétimo ano consecutivo” em 2017, contabilizando já 6% das receitas globais do mercado de música, o qual valerá cerca de 15 mil milhões de dólares em 2017. “No entanto, o vinil não deverá nunca tornar-se no maior motor de crescimento ou de lucro nesta indústria, já que o futuro deste mercado está decididamente focado no digital”, sublinha a consultora.

7.     Última fronteira para a navegação digital está dentro de portas

A partir de 2022, pelo menos um quarto de todas as utilizações humanas ou computorizadas de navegação digital de precisão deverão ocorrer praticamente (ou totalmente) dentro de portas. Em 2017, o valor assenta nos 5%. “Conseguir localizar pessoas e objetos dentro de um espaço será uma experiência transformadora e deverá beneficiar a maioria dos setores verticais”.

8.     5G: vantagens dadas a conhecer

Em 2017 serão dados passos “significativos e tangíveis” quanto à implementação do 5G, a quinta geração de rede móvel. “Os planos de desenvolvimento das redes 4G, assim como o desempenho das primeiras implementações limitadas de 5G, deverão dar a conhecer aos utilizadores e operadores algumas das mais importantes funcionalidades e vantagens das redes 5G, como as velocidades significativamente superiores, a latência mais baixa e a capacidade para dispositivos e sensores IoT de baixa taxa de bits e reduzido consumo energético”.

9.     Publicidade na TV inalterada

Nos Estados Unidos, a despesa em publicidade televisiva vai manter-se inalterada em 2017 face ao ano anterior. A indústria já várias vezes declarada morta mantêm-se estável devido à continuidade dos hábitos de consumo de televisão, ao “facto de poucas pessoas optarem por ‘saltar’ anúncios televisivos, de os americanos mais idosos estarem a consumir cada vez mais conteúdo televisivo e de as plataformas de streaming continuarem a não contar com o argumento do consumo de massas da TV, determinante para certos anunciantes”, dá conta a Deloitte.

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