Data Center Destaque Destaque Homepage Distribuição Homepage Newsletter

Volume de vendas a retalho aumenta 2,9% em 2016

Por a 31 de Janeiro de 2017 as 12:02
Young woman at the supermarket

De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, o índice de volume de vendas a retalho passou de uma variação homóloga de 4,7% em novembro para 3,9% em dezembro de 2016. No total do ano, as vendas a retalho aumentarem 2,9%, uma subida de 1,1 ponto percentual face a 2015.

O comércio a retalho de produtos alimentares alavancou 4,3% no último mês do ano transato. O que corresponde, no entanto, a um abrandamento face ao mês antecedente. Em novembro,  a variação homóloga foi de 4,7%. Por outro lado, as vendas de produtos não alimentares subiram 4,6% no passado mês de dezembro, variação que fica 1 ponto percentual abaixo da observada no mês precedente.

O índice de emprego subiu 2%, o das remunerações apresenta uma evolução de 7,9% e, por sua vez, o número de horas trabalhadas caiu 0,4% em dezembro.

No quarto trimestre de 2016 (entre outubro e dezembro), o volume de vendas regista um crescimento de 4,1% face ao mesmo período de 2015, após uma variação homóloga de 3,3% no trimestre decorrente entre julho a setembro. O volume associado ao comércio de produtos alimentares impulsionou 4,2% (5,1% no terceiro trimestre), enquanto o agrupamento de produtos não alimentares regista uma variação de 4%, após um crescimento homólogo de 2% no trimestre anterior.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *