Data Center Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter

Vendas de grande consumo crescem 2,5% em 2016 para €8418 milhões

Por a 27 de Janeiro de 2017 as 12:39

O mercado de bens de grande consumo em Portugal alcançou vendas de 8418 milhões de euros no último ano, até dia 25 de dezembro, o que representa um crescimento de 2,5% face a igual período do ano anterior. Em 2015, o mercado de FMCG (Fast Moving Consumer Goods) totalizou os 8216 milhões de euros.

Os dados são do estudo quadrissemanal “Scantrends” da consultora Nielsen, que revelou os últimos resultados do consumo no mercado nacional, apurados entre 28 de novembro até 25 de dezembro de 2016. “Os bens de grande consumo mostram grande dinamismo nesta quadrissemana, apresentando um crescimento de 4,7% face ao período homólogo, um dos mais elevados do ano”, explica em comunicado.

Nas últimas semanas do ano passado, as marcas de distribuição (+5,1%) cresceram acima das marcas de fabricante (+4,5%), sendo a alimentação a categoria mais dinâmica naquele período, com um crescimento de 5,5% – “o mais elevado desde o início do ano”. No consumo de bens alimentares, as marcas de distribuição cresceram 6,6% em vendas (sobre um período homólogo em que a evolução foi de -2,8%) enquanto as marcas de fabricante aumentaram 4,9%.

Nas bebidas, regista-se na quadrissemana que antecede o Natal um crescimento de 4,4%, com as marcas de fabricante (+5%) a distanciarem-se das da distribuição (+0,6%). No total do ano, esta foi a categoria mais dinâmica com uma subida agregada de 4,3%.

As vendas de produtos de higiene do lar cresceram 2,6% nas quadrissemana analisada. Nesta categoria, as marcas da distribuição evidenciam o único resultado negativo (-2,9%). Já as marcas de fabricante cresceram 5,4%. Por sua vez, nos produtos de cuidado pessoal, o crescimento assenta em 1,6%, sobre um período homólogo que já crescia 7,8%. Neste segmento, as marcas da distribuição registam um aumento de 2,8%, enquanto de fabricante registam um crescimento de 1,3%:

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *