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Worten abre 9 lojas em Portugal este ano. Espanha recebe investimento de €11 milhões

Por a 26 de Janeiro de 2017 as 15:25

A Worten apresentou esta manhã na loja do centro comercial Colombo, em Lisboa, o seu novo conceito de loja. Com um investimento de 3,5 milhões de euros, este é o terceiro ponto de venda da cadeia de tecnologia em Portugal convertido à nova abordagem comercial, a qual estreou no final de 2016 no Mar Shopping, em Matosinhos. A loja de Almada foi a segunda a receber o novo conceito que chega agora ao espaço de quatro mil metros quadrados instalado no centro gerido pela Sonae Sierra. A renovação dos três espaços representa um investimento total de sete milhões de euros.

Inauguração de nove lojas este ano

Para 2017, a empresa tem um plafond de 12 milhões de euros para injetar em 20 lojas do parque nacional, das quais nove serão novas aberturas, já com este novo modelo, e as restantes dizem respeito a modernizações, como explicaram durante a apresentação realizada hoje (26 de janeiro) Inês Drummond Borges, diretora de Marketing, e Mário Pereira, administrador da Worten. Entre “final do próximo mês de fevereiro e início de março”, a cadeia abre a 180ª loja no País e quarta a ostentar a nova proposta de valor, cuja localização não foi revelada. Além das 20 lojas que vão assumir o novo formato, a Worten pretende intervir em outras 50 lojas este ano, com renovações “não tão profundas”.

Por outro lado, o administrador indicou que a insígnia pode abrir “este ano” a primeira loja em regime de franchising, sendo o primeiro contrato pode ser fechado “hoje”.

Aposta na área de cozinha e zonas de experimentação

Depois de assumir um novo posicionamento em 2016, com a adoção de um novo logótipo e lançamento de uma plataforma online “mais robusta e integrada com o canal físico”, no final de novembro do último ano, a insígnia do grupo Sonae está agora a transformar o parque de lojas para uma proposta que privilegia a “interatividade e o entretenimento”.

O conceito, desenvolvido em colaboração com a agência francesa Malherbe, dá aos clientes a oportunidade de experimentarem os artigos, nomeadamente nas zonas de gaming, hoverboards, equipamento para DJ e animação infantil – com entretenimento para crianças enquanto os pais circulam pela loja -, além da nova área especializada em cozinhas de encastre. As gamas das categorias de produto existentes foram também ampliadas.

Na entrada da loja destacam-se dois ecrãs de grande dimensão. Além da eletrónica, os eletrodomésticos e artigos para casa formam um dos pilares do novo formato. “Vamos ter showcoockings e demonstrações de robôs de aspiração nos pontos de venda”, anunciou a diretora de Marketing.

Quota de mercado cresceu “dez pontos base” em 2016

Com vista a fomentar a estratégia “omnicanal”, as novas lojas contêm “expert points” – balcões onde os clientes podem receber assistência por parte dos colaborares especializados nas várias categorias de produto, aceder a toda a gama e finalizar as compras sem necessidade de se deslocarem às caixas de pagamento. Na nova loja do Colombo foi integrada também uma área específica para levantamento das encomendas efetuadas online (Click and Collect).

As vendas “omnicanais” representam “21% da faturação da cadeia” e, após a renovação da loja digital, a insígnia assistiu a um crescimento de “50% das vendas em dezembro do último ano. No total do terceiro trimestre, o volume de negócios cresceu 4%. A nossa quota de mercado subiu dez pontos base [0,1 ponto percentual] no ano de 2016”, deu conta Inês Drummond Borges.

O novo formato confere também mais informação aos consumidores, com etiquetas que evidenciam as “diferentes características dos produtos e ajudam os clientes a escolher os modelos mais adequados nas categorias mais complexas”.

Worten Resolve com cafetaria e formato Mobile em “roll out” este ano

À zona de atendimento técnico Worten Resolve, que se apresenta “completamente renovada”, foi agregada uma nova área de cafetaria para servir os clientes durante os períodos de espera. Além disso, disponibilizam entregas ao domicílio dos equipamentos reparados, entre outros serviços de conveniência. “Queremos ser uma insígnia especialista em reparações. Temos par isso parcerias firmadas com algumas marcas, de forma a podermos prestar apoio técnico”, sublinhou Mário Pereira.

O posicionamento de serviço especializado em consertos de artigos também se estende ao formato “Mobile”, dedicado às telecomunicações, que está integrado nas novas lojas mas que apresenta 36 unidades isoladas espalhadas pelo País. “Experimentámos este conceito em 2016. A primeira loja abriu no Cais do Sodré, em Lisboa, com 30 metros quadrados. Este ano queremos apostar no desenvolvimento deste formato complementar às lojas Worten que estão sobretudo instaladas em centros comerciais. Vamos remodelar estes espaços, nos quais queremos fazer notar os serviços de reparação”.

Investimento de €11 milhões em Espanha

Segundo o administrador, em Espanha, único país além de Portugal onde a Worten está presente, serão investidos este ano “11 milhões de euros” em dez novas aberturas. Até ao momento existem 53 lojas da marca portuguesa no país vizinho, dez das quais localizadas nas ilhas Canárias.

Quanto ao alargamento a novas geografias, o responsável disse, sem adiantar mais pormenores, que este “estará alinhado com a expansão das insígnias da Sonae MC”, a divisão de retalho alimentar do grupo sediado na Maia. Nos dois países ibéricos, a insígnia lusa de tecnologia é responsável por 4800 postos de trabalho.

Leia também: Faturação da Worten acelera 2,1% para €910 milhões em 2016

*Notícia alterada às 16h23 do dia 26 de janeiro de 2017 – em Espanha está prevista a inauguração de dez novas lojas

Nova loja do centro Colombo:

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