Distribuição Homepage Newsletter

Portugal deve criar conselho nacional de segurança alimentar, diz FAO

Por a 16 de Janeiro de 2017 as 11:25

O novo representante da FAO em Portugal, Francisco Sarmento, considerou prioritária a criação um Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CNSAN)  no País que reúna os atores relevantes na promoção de uma alimentação adequada, em declarações à Lusa.

“Portugal não tem [um CNSAN] e eu acho que era importante. Não tem de ser, necessariamente, um órgão completamente novo, deve construir-se com base no que já existe”, sublinhou.

Para o responsável, que assumiu funções em dezembro, um órgão como o CNSAN – que já existe em outros países da CPLP, de acordo com a estratégia do bloco na área da segurança alimentar e nutricional -, permite “que as diferentes iniciativas que existem dos ministérios da Saúde, da Educação, da Agricultura possam caminhar juntas para resolver os problemas da alimentação”.

Sarmento referiu ainda que, em função da recente crise financeira em Portugal, um conjunto de grupos ficaram mais vulneráveis a uma nutrição muito deficiente, ocorrendo ainda alguns casos de subnutrição. “Esses grupos estão particularmente entre aqueles com menor rendimento, mais isolados, com menos capacidade de organização e escolha, como é o caso dos idosos”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *