Homepage Logística Newsletter

Dachser instala painel fotovoltaico no telhado de um reboque

Por a 27 de Dezembro de 2016 as 16:45

A Dachser, em parceria com um dos maiores institutos europeus de investigação de energia solar  – o Fraunhofer Institute for Solar Energy Sistems ISE –, tem em curso um projeto de investigação para otimização da utilização de energia produzida em viagem. O projeto-piloto consiste na instalação de painéis fotovoltaicos no telhado de um reboque. O objetivo passa por descobrir a quantidade de energia que estes painéis podem gerar durante um ano, contribuindopara a melhoria da sustentabilidade ambiental da empresa e da sua pegada ecológica.
“Os parceiros alojaram o protótipo num reboque, onde instalaram uma unidade de armazenamento de bateria, painéis solares, aquecimento no compartimento de carga, sensores de temperatura e um sistema de controlo. Dependendo da quantidade de sol que recebem, os painéis geram até 1.700 watts. Com a energia dos painéis fotovoltaicos e da unidade de armazenamento, a temperatura no compartimento de carga é mantida estável a dois graus celsius”´, explica Maxie Beutler, responsável pelos testes.
Os resultados deste projeto-piloto mostrarão o potencial da energia solar gerada em viagem. “Claro que os resultados são ainda especulativos, mas se pudéssemos usar a energia solar durante uma fase posterior de desenvolvimento, ou seja, em unidades de refrigeração, camiões industriais ou tecnologias de acionamento alternativas, isso contribuiria significativamente para melhorar a sustentabilidade ambiental”, afirma Beutler.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *