Homepage Newsletter Ponto de Venda

Atlantic lança guia gratuito para esclarecer profissionais sobre novas normas europeias de ecodesign e rotulagem

Por a 20 de Dezembro de 2016 as 15:48

O grupo francês especialista em aquecimento elétrico Atlantic elaborou um guia gratuito para esclarecer os profissionais ligados ao retalho e à produção no que diz respeito à nova legislação europeia sobre eficiência e rotulagem energética.

A União Europeia estabeleceu novas normas em relação ao ecodesign dos espaços comerciais e à rotulagem energética disponível nos produtos à venda. As diretrizes sobre a ErP (produtos relacionados com energia) e sobre a identificação energética entraram em vigor a 26 de setembro de 2015 nos países-membros.

Com o novo padrão energético, que colige novas normas de consumo energético, níveis de emissão de gases poluentes, som, entre outros, pretende-se elucidar o consumidor no que diz respeito aos equipamentos mais eficientes no momento de compra dos equipamentos. Apesar de obrigatório, em Portugal a associação portuguesa de defesa do consumidor Deco apurou num estudo realizado entre 50 lojas que “apenas quatro das mesmas apresentam todos os produtos bem etiquetados”, de acordo com a Atlantic.

O grupo francês elaborou assim um “manual simples” para que as lojas possam ter esclarecer as dúvidas sobre a nova legislação e agir em conformidade.  O guia prático está disponível para “download” gratuito. Inclui “todas as informações relevantes para interpretar as etiquetas, os símbolos e variantes, assim como as obrigações das novas regulamentações impostas tanto pelo fabricante como pelo distribuidor ou instalador, desde a sua entrada em vigor”, dá conta em comunicado o grupo que produz soluções de conforto térmico para AQS (Água Quente Sanitária) e Aquecimento.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *