FMCG Homepage Newsletter

Alentejana Herdade do Freixo lança primeiros vinhos próprios

Por a 14 de Dezembro de 2016 as 16:18

Acabam de chegar ao mercado os primeiros vinhos alentejanos produzidos na Herdade do Freixo, detida pelo enólogo Pedro Vasconcellos e Souza.

O Freixo Reserva branco 2015, o Freixo Reserva tinto 2014 e Freixo Family Collection tinto 2014 (o vinho premium da herdade) são os primeiros néctares produzidos na propriedade alentejana, situada na Aldeia do Freixo, a chegar ao mercado. Os três vinhos têm “Indicação Geográfica Alentejano” e estão disponíveis em lojas selecionadas com preços que vão desde os 10 euros aos 34 euros.

Ao mesmo tempo, a herdade abre as portas da adega projetada pelo arquiteto Frederico Valsassina, posicionada a 450 metros de altitude para proporcionar uma vista de 360 graus sobre o Alentejo. A produtora detém também uma adega subterrânea, a 40 metros de profundidade, com três pisos e uma cave de barricas para o estágio dos vinhos e com um espaço de recepção para pequenos grupos, provas e refeições.

Novas gamas e hectares cultivados em 2017

A produtora pretende lançar novas gamas de vinhos no próximo ano, apostando sobretudo nos “vinhos brancos premium”.  Também em 2017, a herdade pretende impulsionar as atividades de enoturismo e o peso das exportações. “A longo prazo, o objetivo passa por aumentar as exportações atingindo um peso de entre 50% a 65% do total da produção que segue para o mercado internacional”, explica em comunicado Carolina Tomé, diretora de marketing e vendas da marca.

A Herdade do Freixo estende-se ao longo de 300 hectares e está há dez anos nas mãos do enólogo Pedro Vasconcellos e Souza. Há sete anos atrás foram plantadas castas selecionadas nos 26 hectares de vinhas: Touriga Nacional, Cabernet Sauvignon, Alicante Bouschet, Petit Verdot e Syrah para tintos; e as castas brancas Arinto, Sauvignon Blanc, Alvarinho, Chardonnay, Riesling. Neste momento, com viticultura a cargo de Amândio Cruz, estão a ser preparados os terrenos para a plantação de mais nove hectares durante 2017. Desta forma, a produtora somará um total de 23 hectares de vinha com castas tintas e 12 hectares de vinha com castas brancas.

Pedro Vasconcellos e Souza, proprietário Herdade do Freixo

Pedro Vasconcellos e Souza, proprietário Herdade do Freixo

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *