Homepage Logística Newsletter

Sines responsável por melhor desempenho de sempre do movimento portuário

Por a 9 de Dezembro de 2016 as 12:01

Nos primeiros dez meses do ano, os portos comerciais do continente registaram a melhor marca de sempre no volume de mercadorias movimentadas: 77,3 milhões de toneladas de carga. Sines, único porto responsável por este crescimento, reforça a sua posição de líder com 54,5% do total da quota de mercado.

Nos primeiros dez meses do ano, os portos comerciais do continente movimentaram 77,3 milhões de toneladas de carga, o valor mais elevado de sempre registado nos períodos homólogos,  mais 3,6% o de 2015, um acréscimo de 2,7 milhões de toneladas. Este comportamento positivo do sistema portuário continental deve-se exclusivamente ao porto de Sines, que cresceu 14,5%, anulando, assim, as quebras verificadas nos restantes portos.

“A posição de Sines durante os últimos meses, a par de Leixões, não é alheia ao facto do Terminal Oceânico de Leixões estar, desde março, totalmente paralisado para manutenção em estaleiro da monoboia. A atividade foi reiniciada no mês de outubro, tendo, no entanto, levado a que cerca de 1,7 milhões de toneladas de Petróleo Bruto destinadas a Leixões tivesse passado por Sines e sido reembarcadas em navios de menor dimensão”, explica um comunicado da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes.

Entre janeiro e outubro de 2016, o volume de contentores movimentados nos portos do continente atingiu cerca de 1,4 milhões de unidades e ultrapassou 2,2 milhões de TEU.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *