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Seguros associados aos cartões de fidelização: proteger para reter?

Por a 7 de Dezembro de 2016 as 14:56

Análise da plataforma gratuita de simulação financeira ComparaJá.pt

Compensa oferecer um seguro através de um cartão de fidelização? Quais os benefícios que podem ajudar a reter ou até mesmo a atrair novos consumidores? Cartão Jumbo mais e Cartão Continente são os produtos que dão mote a esta análise

Quer a Auchan quer a Sonae oferecem cartões que podem ser adquiridos gratuitamente e utilizados nas suas respetivas áreas de retalho, o Cartão Jumbo mais e o Cartão Continente.

O Cartão Jumbo mais da Auchan tem como entidade emissora a Oney e disponibiliza ao cliente um plafond que pode utilizar em qualquer loja do Grupo Auchan: Jumbo, Pão de Açúcar, Box, Jumbo Online, Box Online, Jumbo Natureza, Ópticas Jumbo, Saúde e Bem Estar e Gasolineiras Jumbo. Entre as várias vantagens estão a oferta de descontos nos supermercados da Auchan, vales de descontos nas gasolineiras Jumbo, descontos em ópticas, entre outros.

Por sua vez, o Cartão Continente também oferece vantagens em gasolineiras (nomeadamente na Galp), assim como descontos nas compras no supermercado e promoções em parceiros como o Solinca ou Wells.

E que seguros oferecem estes cartões?

O Cartão Jumbo mais da Auchan oferece uma grande variedade de seguros. O seu titular pode aceder, mediante um pagamento adicional, a um seguro de proteção de crédito associado ao cartão, bem como a um rol de outras soluções:

  • seguro de saúde de hospitalização,
  • seguros de equipamento eletrónico,
  • seguro de acidentes pessoais de circulação,
  • seguro de proteção de cartões
  • e ainda o seguro de garantia de compras.

Por seu lado, os seguros dos Cartões Continentes estabeleceram uma parceria com a Wells que oferece um plano de saúde onde o titular do cartão pode aceder a descontos na rede selecionada AdvanceCare, sem ter que pagar nenhum prémio adicional.

A que coberturas e serviços é possível aceder?

Os seguros do Cartão Jumbo mais são diversificados e, como tal, oferecem vários tipos de cobertura. Este cartão de fidelização da Auchan pode ter associado um seguro de hospitalização, garantido o pagamento de um subsídio diário mediante internamento hospitalar superior a 24h, incluindo a fase de convalescença quando a hospitalização se apresenta como consequência de acidente ou doença ocorridos durante o contrato. Este seguro não necessita de exames médicos ou questionários e é extensível ao conjûgue, é válido para pessoas entre os 18 e os 70 anos. Os subsídios diários podem oscilar entre os 20 os 100 euros, dependendo do tipo de hospitalização e da opção escolhida. Este seguro é comercializado pela Metlife e o titular do cartão terá que pagar um prémio pelo mesmo.

Os equipamentos eletrónicos (adquiridos nas lojas BOX) do titular deste cartão da Auchan também podem estar protegidos por um seguro próprio. Cobre situações de roubo e danos acidentais e protege equipamentos portáteis e telemóveis. O seguro fica disponível entre 1 a 2 anos. O titular paga um prémio associado ao tipo de equipamento, sendo a seguradora neste caso a AIG Europe.

No que diz respeito a acidentes pessoais de circulação, os titulares do Cartão Jumbo mais também podem aceder a um seguro para prevenir situações como morte por acidente em transportes públicos, morte por acidente de circulação, morte por acidente, invalidez absoluta e definitiva por acidente. O titular do cartão pode optar por escolher entre o plano Ouro com um capital seguro de 150.000 euros ou o plano Platinium com um capital seguro de 225.000. O valor do prémio mensal pode variar entre 7,64 e os 22,60 euros dependendo do plano e do agregado familiar que juntar ao seguro. Este é comercializado pela MetLife Europe.

Além disso, neste Cartão Jumbo mais há a possibilidade de aceder a outros seguros: nomeadamente um seguro de proteção de crédito, outro de proteção de cartões e, por fim, um seguro de garantia de compras.

Já o Cartão Continente oferece, desde tempos recentes, um plano de saúde em parceria com a Wells. É um plano sem qualquer custo de adesão ou anuidade. Para aderir é preciso, antes de mais, possuir um cartão válido e – depois de verificar se possui todas as condições exigidas – pode aceder a um estabelecimento hospitalar da rede AdvanceCare. Receberá, então, um desconto face à tabela convencionada para o médico.

Também é possível aceder-se a um desconto imediato de 15% sobre o valor pago em Cartão Continente. No entanto, para se ter acesso a este plano de saúde é necessário ter-se gasto pelo menos 300 euros em compras nos últimos 6 meses. Este cartão do Continente e o Plano Well´s que está associado ao mesmo não apresenta exclusões com base em doenças pré-existentes.

E compensa ter um seguro através de um cartão de fidelização?

Visto estes cartões oferecem um rol de vantagens para além dos seguros, pode ser uma opção interessante adquirir um seguro através destes benefícios disponibilizados pelas grandes superfícies comerciais.

Ao analisarmos as ofertas em perspetiva, depreende-se que o Cartão Jumbo mais que é emitido pela Oney oferece um maior rol de seguros que podem ser usados nas mais variadas situações. O facto de este cartão possuir, entre outros, seguro de hospitalização e seguro de acidentes pessoais torna-o bastante apelativo para quem queira estar prevenido para vários tipos de situações. Além do mais, estes seguros (oferecidos por diferentes seguradoras em parceria com a Auchan) possuem prémios que podem ser competitivos face à realidade existente no mercado.

Por seu lado, o cartão de fidelização do Continente apresenta uma parceria com a Well´s que oferece ao seu titular descontos em consultas e operações cirúrgicas numa rede convencionada de médicos, clínicas ou hospitais. Visto que, para aceder ao mesmo, apenas tem que fazer uma média de 50 euros em compras a cada mês. Para quem quer aceder a descontos (que podem ir até aos 40%) em serviços de saúde, esta opção pode ser bastante competitiva. Importa salientar igualmente que, à parte do Cartão Continente, a marca da Sonae tem uma oferta própria de seguros através dos seguros Continente.

Para o retalhista esta é, sem dúvida, uma oportunidade de – além de fidelizar clientela – demonstrar responsabilidade social, oferecendo, no caso do Continente e por um prémio reduzido no caso do Auchan, opções de cobertura aos seus clientes que de outra maneira teriam dificuldade em obter. Por outro lado, e com a escala que a indústria do grande retalho possui, pode ser uma oportunidade para as seguradoras que veem o seu número de clientes aumentar com a captação conseguida nas lojas dos seus parceiros, numa estratégia multicanal.

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