Distribuição FMCG Homepage Newsletter

Estudo Nielsen. Quanto vale o Natal para o retalho alimentar?

Por a 7 de Dezembro de 2016 as 16:33
Crédito: PIXABAY

Dezembro é mês mais importante para o retalho alimentar. Representa cerca de 9% do total de vendas anuais que alcançam o seu pico na semana que antecede e procede o Natal  segundo um estudo da consultora Nielsen. Segundo  dados de 2015, as vendas de retalho alimentar em Portugal neste período registaram  um crescimento de  3% em valor face ao ano anterior. “Foi também nesta altura do ano que se intensificaram as promoções: em 2015 registou-se um crescimento de vendas em valor com promoção de 19% face a 2014”.

Quais as categorias mais fortes na época do Natal?
Para algumas categorias é no período de Natal que se concentra uma grande percentagem de vendas. É o caso dos bombons (2015 representou 63% do total anual de vendas) e das figuras de chocolate (pesou 42%). Para os perfumes, esta época também é especial. A categoria de “Eau de Toilette” foi que mais cresceu em 2015 (+6 pontos percentuais face a 2014). Outras categorias com forte impacto nesta época são as bolachas sortidas, os licores, o vinho do Porto, o whisky, o vinho espumante e o bacalhau seco.

“Apesar da sua importância nesta época (19%), as vendas de frutos secos já não estão tão concentradas no Natal visto que são cada vez mais consumidos ao longo de todo o ano”, explica Marta Teotónio Pereira, Client Business Partner da Nielsen.

nielsen_natal

O bacalhau seco continua a ser o produto mais procurado no Natal. A conveniência tem ganho especial importância no consumo e o bacalhau não é exceção. “Apesar de o bacalhau seco representar mais de 90% das vendas do total vendido no Natal, nota-se uma dinâmica superior no  congelado”, sublinha a responsável.

O bacalhau congelado representa ainda uma reduzida fatia do mercado mas revela uma dinâmica positiva, cresceu 7% no Natal de 2015 (ao contrário do seco, que teve um decréscimo de 6%).

nielsen_natal

Quais as bebidas alcoólicas mais consumidas nesta época?

Esta é também uma época forte para as bebidas alcoólicas. No Natal de 2015, o vinho teve um peso de 48% do total de vendas em valor das bebidas alcoólicas. Seguiu-se o whisky (16%), o vinho espumante (10%) e o Vinho do Porto (9%).

“O fenómeno do gin acentua-se ainda mais no Natal. Apesar de ter um peso de apenas 2,6% no total de vendas em valor, esta bebida mostra um significativo crescimento em volume de 117% no ano passado face a 2013 (no total do ano cresce 93%)”, comenta Marta Teotónio Pereira.

O estudo sublinha ainda a dinâmica do vinho, que cresceu 6% no ano passado no período natalício, enquanto as restantes categorias (à exceção do gin) perderam vendas. “As promoções influenciam fortemente esta categoria, levando a um aumento da procura de vinhos mais caros. No Natal de 2015, 46% das vendas de vinhos em volume foram através de promoções”.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *