Destaque Homepage FMCG Homepage Newsletter

Pão 100% português junta à mesa investigadores, produtores e retalhista

Por a 6 de Dezembro de 2016 as 12:37

Chegou em exclusivo às prateleiras do Continente o Pão de Cereais do Alentejo, um produto 100% português, produzido a partir da recuperação de variedades portuguesas de trigo, que contou com a participação de investigadores, produtores de cereais, produtores de farinha e panificadores.

Esta iniciativa representa a primeira de várias que o Clube de Produtores Continente vai desenvolver “para incentivar a produção de cereais em Portugal, que sofreu uma queda acentuada nas últimas décadas, por causa do desinvestimento na agricultura que a entrada na União Europeia motivou”, explica um comunicado da cadeia de hipermercados da Sonae.

“O  lançamento deste produto reflete um trabalho de fileira – da investigação à comercialização”, sublinha  Ondina Afonso, Presidente do Clube de Produtores. “O desenvolvimento de iniciativas como esta poderá ajudar a recuperar a produção de cereais em Portugal e equilibrar a nossa balança comercial, que no caso dos cereais é extremamente deficitária”.

No processo de desenvolvimento deste produto estiveram envolvidos o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, o Clube de Produtores de Cereais de Qualidade com o associado “Cooperativa de Beja e Brinches”, a Gérmen Moagens de Cereais e a Panificadora Marques Filipe, membro do clube.

Este produto integra-se  no Conceito de Circuito Curto Agroalimentar (CCA), ou seja, a venda é efetuada com apenas um intermediário, neste caso, o Continente.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *