Data Center Homepage Newsletter

Mais de 75% de portugueses prefere lojas físicas para comprar presentes de Natal

Por a 6 de Dezembro de 2016 as 18:37

Os portugueses mantêm-se fiéis às lojas físicas nas compras para este Natal, diz estudo da Deloitte.

Apesar de preferirem o online para procurar os melhores preços e obter concelhos, mais de 75% dos portugueses opta por comprar os presentes de Natal nas lojas físicas, enquanto 29% prefere o online. 16% diz não efetuar qualquer compra online. Os dispositivos móveis ainda não são uma opção para a maioria dos portugueses.

“A segurança e a rapidez na aquisição de produtos levam estas continuem a reunir as preferências dos consumidores na altura de comprar”, destaca Pedro Miguel Silva, associate partner de consultoria da Deloitte.

De acordo com o estudo de Natal da consultora, realizado em nove países europeus, a lealdade aos retalhistas físicos nota-se em todos os países. Também no canal online, as lojas virtuais dos retalhistas tradicionais, que têm também loja física, são as mais visitadas para pesquisar e comparar produtos, “sobretudo vídeo jogos, música, material informático, dispositivos móveis, moda e livros”. Nas restantes categorias, os motores de busca são a opção mais referida. As redes sociais assumem-se como um canal privilegiado para procurar ideias nas categorias de brinquedos, atividades de lazer, artigos para casa e livros. Por outro lado, fóruns e blogues são os canais que portugueses e europeus em geral menos utilizam nas suas pesquisas por informação sobre presentes.

Quando um produto não está disponível na loja física, a alternativa identificada por 40% dos inquiridos em Portugal e 34% da média europeia  passa por procurar em outra loja da mesma cadeia ou solicitar a ajuda de um funcionário na loja. Além disso, procurar numa loja de outra cadeia apresenta-se também uma alternativa para 31% dos inquiridos em Portugal e 30% na média europeia.

Se um produto não estiver disponível em loja online, a tendência será procurar em lojas físicas, já que apenas 22% dos portugueses inquiridos afirma procurar noutra loja online.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *