Distribuição Homepage Newsletter

Lidl é “única” cadeia em Portugal a vender bacalhau apenas de pesca sustentável

Por a 6 de Dezembro de 2016 as 19:48

O bacalhau da marca exclusiva do Lidl Três Velas, fornecido pela Riberalves, foi certificado com o selo MSC (Marine Stewardship Council). A retalhista torna-se assim a “única cadeia de supermercados em Portugal que garante a totalidade do seu bacalhau proveniente de pesca sustentável”.

A portuguesa Riberalves fornece o bacalhau demolhado e seco comercializado nas lojas Lidl através da marca própria Três Velas. O produto é curado a partir do método tradicional português e exportado pela filial lusa para as lojas da retalhista alemã em mercados como a Bélgica, Luxemburgo e Suíça.

O selo da organização não governamental Marine Stewardship Council garante que são cumpridos os padrões internacionais de boas práticas de sustentabilidade e assegura a rastreabilidade desde o barco até ao prato. A atribuição acontece depois de, ainda este ano, a fábrica da produtora nacional ter sido certificada de acordo com a norma IFS Food, que “prima pela segurança alimentar”.

A Três Velas, à venda em exclusivo nas lojas da distribuidora, representa atualmente “cerca de 20%” do volume total de bacalhau produzido pela Riberalves. As duas empresas são parceiras há sete anos. O selo MSC “permitirá agora alargar a exportação da marca a mais países”, garante em comunicado a cadeia.

Portugal é o maior consumidor mundial de bacalhau salgado, que equivale a 20% do pescado consumido no País. No Natal, estima-se que o consumo no País seja na ordem das 25000 toneladas.

Devido à pesca intensiva, e de acordo com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), existem várias populações de bacalhau em estado de sobreexploração, pelo que o ICES (International Council for the Exploration of the Sea) tem recomendado cortes na captura de algumas populações.

4 comentários

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *