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Retail Mind apoia investimento de €3 milhões do retalho português em Espanha

Por a 29 de Novembro de 2016 as 10:45

A Retail Mind nasceu em 2012 para dar suporte a retalhistas de menor dimensão na abordagem aos mercados internacionais. O grupo vai apoiar um investimento superior a três milhões euros de retalhistas portugueses em Espanha.

A Retail Mind iniciou atividade há quatro anos depois de ajudar marcas portuguesas a expandirem as suas redes de retalho em Portugal e Espanha. Hoje, além dos países ibéricos, conta com operações no Luxemburgo, Holanda, Alemanha, América Latina e Médio Oriente.

“Apoiamos as empresas ao nível do marketing e na área do capital humano”, explica em entrevista ao HIPERSUPER Vitor Rocha, diretor-geral do grupo. A partir dos seus escritórios no Porto, a empresa de “outsourcing” de gestão de redes de retalho opera em vários setores, desde a restauração (Grupo Fogo de Chão, Arcádia) ao vestuário (Suits Inc., Under Blue), passando pelo calçado (Eureka Shoes, Manuel Alves), decoração (DeBorla, Supecor), acessórios de moda (Ornare) e cosmética (Carlos Santos).

No próximo ano, o grupo vai apoiar um investimento superior a três milhões de euros, na abertura de lojas para as marcas Suits Inc., Under Blue e Manuel Alves Sapatarias no próximo ano, em Espanha, feito diretamente pelas insígnias.

A cadeia nacional de vestuário Mundo dos Fatos, que adotou a designação Suits Inc., depois de desembarcar no país vizinho em 2014, pretende abrir em 2017 dez novas lojas, com um investimento de cerca de um milhão de euros. A Manuel Alves, por sua vez, quer abrir no próximo ano entre duas a cinco lojas, um investimento avaliado em 250 mil e 400 mil euros por espaço.

Primeira loja Under Blue fora da Europa

A marca de moda masculina Under Blue planeia abrir no próximo ano três espaços no mercado espanhol, onde opera com o formato “outlet”. “Concluímos recentemente o segundo franchising da insígnia no país vizinho e uma nova abertura na América Latina, que se traduzirá na primeira inauguração da marca fora do mercado europeu”.

A Retail Mind foi responsável pela introdução daquelas três cadeias em Espanha. “Todas as operações superaram as nossas previsões. Dado a excelente relação qualidade/preço que as marcas portuguesas propõem no mercado espanhol, a recetividade foi rápida e cresce ano após ano”. O mercado espanhol representa “uma tendência natural para as marcas nacionais, pelo fator proximidade. Além deste, existem outros mercados, como Luxemburgo, Suíça, Chile e Colômbia, onde o produto português tem sido bem recebido pela qualidade que apresenta”.

A Retail Mind vai também introduzir em Espanha, “num futuro próximo, marcas como a cadeia grega Axel Accessories e a portuguesa Eureka Shoes, além de outras cujas parcerias estão ainda a ser acertadas”.

A insígnia portuguesa de sapatos Eureka Shoes é a “marca que mais interesse tem despertado no mercado internacional, ao nível de particulares interessados em franchising que estão a avaliar a marca para levá-la para vários países. Para já, concluímos com sucesso a entrada da marca nacional no Luxemburgo, Holanda e Alemanha”.

A gestora de retalho estabeleceu ainda, recentemente, um acordo com o grupo italiano Teddy para fazer chegar as marcas Terranova e Calliope à Península Ibérica. “Estamos a encetar negociações para que o grupo possa abrir a segunda operação no mercado ibérico. A primeira loja inaugurará em finais deste ano em Barcelona”. Além disso, está a analisar propostas de parcerias de franchising para a expansão no próximo ano das marcas espanholas Neck and Neck e Ontop Barcelona no mercado ibérico.

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