FMCG Homepage Newsletter

Mercados de promoção dos Vinhos de Portugal “alteram-se mas EUA continua a ser principal foco”

Por a 28 de Novembro de 2016 as 12:10
Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal

Jorge Monteiro, presidente da ViniPortugal, organização que promove a imagem dos vinhos de Portugal nos mercados externos, prevê “que no quadro da estratégia para o setor vinícola nacional delineada para 2018/2020 haja alguma alteração na geografia dos mercados a trabalhar, mantendo-se no entanto a concentração nos Estados Unidos que já é, e pretende-se que continue a ser, o principal mercado de exportação dos vinhos portugueses”, afirmou o responsável durante o Fórum Vinhos de Portugal, que decorreu no último dia 23 de novembro no Curia Palace Hotel, em Anadia, no distrito de Aveiro.

Para o presidente da organização interprofissional que gere a marca Wines of Portugal, os Estados Unidos são “um mercado montra, que dita tendências a nível mundial e influencia decisões de outros mercados”. Por outro lado, há uma “correção em termos de mercados-alvo na Europa, acompanhado de algum reforço de investimento nos mercados asiáticos. Temas que serão objeto de discussão até Março de 2017”.

Ao contrário do que tem sido hábito, as próximas ações estratégicas da ViniPortugal serão “direcionadas diretamente para o consumidor final e não apenas para o canal Horeca ou outros intermediários”.

O Fórum promovido pela entidade serviu de palco para divulgar o estudo da Wine Intelligence, consultora britânica especializada em estudos de mercado e novas tendências no mercado mundial de vinhos, que chamou a atenção para “o comportamento futuro do mercado asiático, em particular da China, Japão, Coreia do Sul, Hong Kong e Taiwan”. No contexto europeu mercados como “Alemanha, Reino Unido, Suíça, Noruega, Dinamarca, Holanda, Suécia e Benelux” merecem também “um olhar diferente pela sua atratividade”. Na América do Norte, EUA e Canadá “continuarão a crescer”.

A empresa destacou o “trabalho positivo” realizado por parte das instituições e dos produtores na promoção dos vinhos nacionais, assim como das marcas, que “têm investido no ‘design’ e em novos estilos”.

Por sua vez, Eugénio Jardim, embaixador dos Vinhos de Portugal no Estados Unidos passou o testemunho. “Portugal está a representar uma nova revolução no mundo dos vinhos no mercado norte-americano. A nova geração de consumidores de vinhos, os “millenials”, acolhe muito bem os vinhos portugueses. O consumo e importação está em alta, pelo que existem muitas oportunidades neste mercado para os produtores nacionais”.

Apoiada pelo Ministério da Agricultura, a ViniPortugal agrupa associações e organizações de profissionais ligadas ao comércio, produção, cooperativas, destiladores, agricultores e regiões demarcadas. O plano de Marketing da organização para 2016, orçamentado em 7,3 milhões de euros, previa a implementação de mais de 110 projetos em 12 mercados.

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *