Homepage Logística Newsletter

Grupo Garland reforça capacidade logística no Norte do País com conversão de antiga fábrica da Yazaki Saltano

Por a 28 de Novembro de 2016 as 12:47

O Grupo Garland tem um novo centro logístico no norte do país, resultado da reconversão da antiga fábrica da Yazaki Saltano, em Vila Nova de Gaia.

A conversão em instalações logísticas da antiga fábrica de cablagens abandonada pela Yazaki Saltano em 2009 ficou a cargo da construtora nacional Garcia, Garcia. O projeto desenvolveu-se em duas fases e vem permitir à operadora logística e de transporte Garland reforçar a sua capacidade no Norte do País, passando a dispor de mais 33 000 metros quadrados (m2) de área final de armazenagem.

A primeira fase, que arrancou em 2014, contemplou a reabilitação de uma nave com 15 000 m2 e uma área administrativa com 150 m2. A segunda fase de intervenção ficou concluída no final de outubro deste ano.

“Inicialmente prevíamos reabilitar uma parte da antiga unidade fabril, mas o crescimento do negócio dos nossos clientes em Portugal fez-nos avançar para a reconversão da área total das instalações”, explica Ricardo Sousa Costa, membro do Conselho de Administração responsável pela Garland Logística.

A segunda intervenção possibilitou a reabilitação do restante complexo, contemplando uma cave com 7500 m2, espaço de mezzanine com cerca de 1000 m2 e naves para armazenagem em altura com 9500 m2. Foi também construído um bloco social e administrativo com 300 m2.

centro-logistico-de-gaia-garland-interior

A transformação pressupôs “a construção de duas baterias de cais de carga, num total de 13 cais e a substituição integral das acessibilidades em torno do edifício. Ao nível do pavimento interior, nas naves de armazenagem foi utilizado um sistema de polimento e planimetria ajustado às exigências que um equipamento logístico determina”. O grupo destaca ainda a “utilização na cobertura de chapas de luz, cobrindo perto de 10% da área total”, solução que “confere conforto a quem trabalha no edifício e permite uma significativa poupança energética”, e a  “instalação de modernos sistemas de deteção e extinção de incêndio e de um sistema de desenfumagem”.

A Garcia, Garcia volta assim a ser o parceiro escolhido pelo grupo de logística, depois de ter sido responsável pela construção do centro logístico da Maia (distinguido com três prémios, incluindo o Prémio SIL do Imobiliário 2012) e pela reabilitação do seu Centro Logístico da Abóboda.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *