Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter Produção

Empresa portuguesa apresenta na Exponor robô capaz de trabalhar lado a lado com o homem

Por a 22 de Novembro de 2016 as 17:14

A empresa de soluções de engenharia para a indústria ESI apresenta esta semana na maior feira de máquinas-ferramenta e tecnologia industrial, um robô capaz de trabalhar lado a lado com o homem sem qualquer barreira física. Para demonstrar as características colaborativas da máquina, de origem alemã, a ESI programou-a para operar um espremedor de laranjas, cujo sumo o próprio robô servirá aos milhares de visitantes aguardados na 16.ª edição da EMAF – Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Serviços para a Indústria, que tem lugar na Exponor, em Matosinhos, entre 23 e 26 de Novembro .

A empresa irá exibir no seu espaço de exposição uma “célula robótica capaz de uma customização quase total do processo industrial”. Trata-se de uma “solução a pensar na Indústria 4.0”, desenvolvida internamente, e que é um “exemplo da aceleração de processos que se pode conseguir no chão de fábrica” com os recursos tecnológicos atualmente existentes, sublinha Gil Sousa, diretor comercial da ESI. A solução promete “grande flexibilidade ao processo produtivo” e permite “ter diferentes produtos com diferentes customizações na mesma linha de produção”.

Os visitantes, aliás, terão oportunidade de explorar, pela sua própria mão as potencialidades desta célula robótica em matéria de personalização, através de uma máquina que faz a “marcação automática de brindes para oferta”.

A ESI exibirá ainda um sistema inovador para ‘pick & place’ (pegar e colocar), com dois robôs, que resulta da “fusão da robótica com a visão artificial”. É passível de aplicação em vários setores, do agroalimentar aos componentes para a indústria automóvel, passando pelo mobiliário, cerâmica, moldes e logística, por exemplo.

Robótica colaborativa para a indústria do futuro

No stand que ocupará no pavilhão 5 da Exponor, a ESI terá também em destaque outras soluções colaborativas robotizadas, desenvolvidas no seu gabinete de I&D (Investigação&Desenvolvimento), numa demonstração da variedade de aplicações da oferta da empresa, que não está confinada ao universo industrial. Idêntico ao que servirá sumo de laranja, um outro robô, de sete eixos, desafiará os visitantes para uma partida de um dos mais populares jogos de tabuleiro do mundo. “Será uma surpresa e julgamos que seja a primeira vez que, numa feira industrial em Portugal, um robô está em total interação e ao alcance físico de uma pessoa”, revela Gil Sousa.

Faturação cresce 11% para 2 milhões de euros

A ESI – Engenharia, Soluções e Inovação deverá faturar dois milhões de euros neste ano, mais 11% do que em 2015. Do seu portefólio de clientes constam algumas das principais marcas da indústria nacional, como os grupos Amorim, IKEA, Simoldes e Faurecia, entre outras. A empresa tem menos de 10 anos e resulta de uma spin-off da Universidade do Minho, tendo sido criada por três engenheiros mecânicos licenciados por esta instituição. Está instalada no Parque Industrial de Meães, em Esmeriz, Vila Nova de Famalicão, e entre os seus parceiros tecnológicos contam-se a alemã Kuka (robôs), os finlandeses da Rocla (veículos automatizados de transporte) e a suíça Swisslog (armazéns automáticos).

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *