FMCG Homepage Newsletter

Produção de DOP Dão deverá alcançar mais de 20 milhões de litros em 2016

Por a 18 de Novembro de 2016 as 11:29

Falámos com os presidentes das principais comissões vitivinícolas do País para fazer um balanço da produção na campanha 2016-17, da evolução das exportações e dos orçamentos para promoção em Portugal e no estrangeiro. Publicamos hoje a entrevista com Arlindo Cunha, Presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Dão

Qual a produção estimada para a região na atual campanha? Qual a evolução face à colheita de 2015?

Estima-se que a colheita de 2016 apresente uma quebra relativamente à colheita de 2015, na ordem de 15 a 20%. Considerando estes dados e a produção de 2015, o valor da produção de vinhos aptos a DOP Dão poderão atingir os 20.014.294 litros.

Qual o valor da exportação da região em volume e em valor? Qual a percentagem de produção exportada?

Em 2015, a exportação relativa aos volumes expedidos para os Países Terceiros e União europeia, atingiram, no mínimo, 43226 hl (hectolitros), correspondendo a cerca de 12 milhões de euros em valor.

Este volume exportado corresponde a cerca de 40% do volume certificado.

Qual a quantidade de vinho certificada em 2015? Qual a previsão para este ano?

Em 2015 foram certificados cerca de 11 milhões de litros. Em 2016 prevê-se um crescimento entre 13 e 15 %.

Qual o orçamento para a promoção da região este ano?

O investimento da CVR do Dão para 2017 cifrar-se–à em cerca de meio milhão de euros.

Que iniciativas estão pensadas para a próximo ano em matéria de promoção e comunicação da região e dos seus néctares?

A CVR do Dão pretende em 2017 dar continuidade à estratégia de promoção definida nos últimos anos para os Vinhos do Dão. Assim as ações previstas são as seguintes: organização dos eventos Dão Primores Viseu (maio), Gala “Os Melhores do Dão” Viseu (outubro), Dão Invicto Porto (março) e Dão Capital Lisboa (junho), no mercado interno. Além da participação em eventos com um stand “Vinhos do Dão” com a presença de diversos produtores do Dão na Essência do Vinho Porto (fevereiro), no SISAB Lisboa (março), e no Encontro com o Vinho (novembro).

Nos mercados internacionais, concretamente na Alemanha, a participação com um stand “Vinhos do Dão” com a presença de diversos produtores do Dão, na Prowein 2017 em Düsseldorf (março).

Vamos ainda receber todas as comitivas de importadores, jornalistas, sommeliers que a convite da ViniPortugal se deslocam a Portugal, no âmbito do protocolo estabelecido entre a CVR do Dão e aquela entidade.

Quais as castas estrela da região?

As castas mais plantadas nos últimos anos são, nas castas tintas, a Touriga Nacional, Alfrocheiro, Tinta-Roriz e Jaen e, nas castas brancas, Encruzado, Malvasia-Fina, Arinto, Cerceal-Branco.

 

 

 

 

 

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *