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O negócio da caixa surpresa

Por a 16 de Novembro de 2016 as 17:31
Teresa Madeira e Joana Valadares, co-fundadoras da Mimobox

Teresa Madeira e Joana Valadares, co-fundadoras da Mimobox


Com um modelo de negócio inovador, a Mimobox presenteia todos os meses grávidas e mães com uma caixa “surpresa” onde encontram produtos à medida das suas necessidades mediante a subscrição de um serviço

Lançar um negócio de subscrição de produtos surpresa para bebé pode parecer à partida pouco sensato mas é exatamente o fator “inesperado” que garante sucesso ao serviço da Mimobox. Assente numa plataforma digital, lançada no início deste ano, o serviço entrega todos os meses a mulheres grávidas e mães de crianças até aos três anos uma caixa com entre seis a oito produtos pensados para as suas necessidades.

Apesar de conseguirem identificar no site as cerca de 80 marcas associadas, as mães nunca sabem o que vão encontrar na caixa. Apenas têm a garantia de que serão mimadas com um conjunto de artigos: desde brinquedos a cremes, passando pela puericultura, produtos têxteis ou alimentares, até vouchers para uma ida a um spa, aulas de inglês ou ginásio para crianças.

Cada caixa é personalizada. “São produtos adaptados aos filhos, consoante a idade, o sexo, o tipo de alimentação, eventuais alergias que o bebé possa ter, entre outros dados recolhidos previamente. Em todas as caixas, segue também uma surpresa para a mãe, uma vez que está numa fase na qual precisa de mimo e atenção”, explicam, em entrevista ao HIPERSUPER, Joana Valadares e Teresa Madeira, co-fundadoras da Mimobox, que decidiram no verão passado sair da agência de comunicação onde trabalhavam para capitalizar os conhecimentos adquiridos com a experiência da maternidade. “Cada mãe regista-se no site e partilha as informações que vão permitir escolher os produtos mais indicados para cada subscritora. Os dados são atualizados à medida que o bebé vai crescendo”.

Joana é mãe de três meninas e Teresa tem dois rapazes. Com este serviço pretendem ajudar sobretudo as mulheres que são mães pela primeira vez. “Somos amigas há muitos anos e fomos as primeiras, entre as nossas amigas e familiares, a ter filhos. Por isso, pediam-nos conselhos sobre os produtos. Começamos, assim, a perceber que as mães têm dificuldade em escolher os produtos mais indicados para a sua situação. O mercado infantil tem milhares de produtos e todos os dias surgem novos artigos. A maioria das subscritoras estão grávidas ou têm filhos ainda muito pequenos e esta é a fase para a qual há mais produtos no mercado. Depois, conforme a criança vai crescendo, a oferta vai diminuindo. Queremos ajudar as mães a fazerem esta seleção”.

As clientes têm duas mais-valias. Por um lado, descobrem os produtos em tamanho real. “Não enviamos amostras”. Por outro, têm uma vantagem financeira. “A caixa custa 22 euros mas os produtos enviados somam no mínimo 40 euros. É uma margem financeira interessante porque podem ter acesso aos produtos a um preço inferior. O que leva as mães a comprarem é realmente a questão da surpresa mas depois, à medida que vão usufruindo, apercebem-se da vantagem financeira”.

A plataforma tem também associado um blog, no qual as mães podem partilhar experiências e encontrar aconselhamento profissional, a partir de uma pediatra, uma educadora de infância e uma nutricionista. Entre subscritoras e seguidoras do blog, a plataforma forma uma comunidade de “17 mil mães”.

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Ferramenta de marketing para marcas

Por outro lado, a Mimobox presta também um serviço às marcas. Pretende ser uma plataforma de experimentação, através da qual podem dar a conhecer os produtos junto de um público selecionado. “Queremos que as marcas utilizem a plataforma para chegar a este target específico de mulheres e crianças. O objetivo é que as mães experimentem, gostem e que depois vão comprar”.

O serviço é atualmente utilizado por 80 marcas, desde multinacionais até empresas mais pequenas que procuram penetrar no mercado. “Algumas utilizam a ferramenta numa única ocasião, apenas para lançar um produto, complementado ações de marketing no ponto de venda, por exemplo”.

Para potenciar o efeito surpresa, as caixas são encaminhadas no dia 25 de cada mês para todas as mães, em simultâneo. “Gera-se aqui um impacto, um buzz online para as marcas, porque as mães publicam nas redes sociais imagens e vídeos do momento em que abrem a caixa”.

Como este é um serviço dirigido a grávidas e crianças com até três anos, a base de dados da plataforma está em constante mudança. Cerca de 40% das clientes são novas subscritoras, que aderem sobretudo por recomendação de amigas. O serviço chegou este mês à Madeira.

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