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Primeiro leite de pastagem em Portugal fecha 2016 com vendas de €6 milhões

Por a 28 de Outubro de 2016 as 11:50

O primeiro leite de pastagem em Portugal nasceu pela mão da Terra Nostra em maio de 2016. Os primeiros quatro meses de presença nos lineares superaram as expetativas de Paula Amaral, Sénior Brand Manager da marca da Bel produzida nos Açores. Até ao final do ano, em sete meses, o leite certificado deverá representar 18% do total de vendas da marca, cerca de seis milhões de euros, revela em entrevista ao HIPERSUPER.O produto que estreou uma nova categoria em Portugal no setor dos laticínios surgiu para dar resposta a tendências mundiais. A procura por produtos mais naturais, designados muitas vezes por “real food”, e as preocupações de bem-estar animal e ambiental.

O mercado nacional de laticínios é o maior da categoria de FMCG (bens de grande consumo) e movimenta 1.337 milhões de euros no canal alimentar, segundo dados da Nielsen. O leite é a sub-categoria mais representativa em volume, com 444 milhões de litros.

Programa_Leite Vacas Felizes
60% das vendas de leite têm promoção

“Em 2016 e até à data, o leite é um dos produtos mais promocionados, cerca de 60% das vendas são feitas em promoção. O que se deve a vários fatores mas sobretudo ao fim das quotas leiteiras no início de 2015 que provocou excesso de leite no mercado, afetando obviamente o preço e o nível promocional”, explica Paula Amaral.

A nova aposta da Bel não é exceção à regra. “A atividade promocional é fundamental para estabelecer este novo lançamento no mercado. Sabemos que o consumidor é cada vez mais chamado e atraído pela comunicação que as cadeias desenvolvem, usando ferramentas tão fortes como, por exemplo, os folhetos. Por isso, a Terra Nostra tinha que estar presente e utilizar estas ferramentas, que acabam por ter uma promoção associada, para poder ter destaque e visibilidade junto do consumidor”.

Mas nem só as promoções contribuíram para o desempenho do produto. “Há anos que a categoria de leite está estagnada, com pouca inovação no principal segmento, o leite corrente que vale 85% do total de leite UHT. A inovação associada a este produto e o facto de trazer um novo segmento à categoria foram fatores de diferenciação e de aposta que conferiram visibilidade ao projeto”.
Vacas_Açores

Leite de pastagem dá origem a novos produtos

No próximo mês, a marca vai lançar um novo produto, a manteiga de pastagem. Mais tarde chegará aos lineares o queijo produzido com o leite de pastagem.

Tal como este ano, o plano de marketing e comunicação para o 2017 é ambicioso. A meta é manter “elevados os níveis de recordação da campanha de lançamento e colocar a marca no ‘top of mind’ dos consumidores quando planeiam as compras de supermercado”.

A Bel conta 500 produtores açorianos e são os certificados que abastecem o leite de pastagem. O “Programa Leite de Vacas Felizes” foi recentemente premiado pela ONG (Organização Não Governamental) britânica “Compassion in World Farming” pelo seu compromisso com o bem-estar animal.

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