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Custos de entrega e segurança são motivos que mais levam portugueses a desistir de comprar online

Por a 28 de Outubro de 2016 as 17:49

A primeira edição realizada em Portugal do estudo “Innovation Payments Barometer” da Mastercard, junto dos consumidores entre os 24 e os 55 anos, revela que 50,7% dos inquiridos efetua compras online todos os meses e que paga com recurso ao seu cartão bancário “por ser a forma mais rápida de concluir a transação”.

Os cartões bancários têm uma penetração superior a 90% e continuam a ser o meio de pagamento mais utilizado pelos portugueses, indica o estudo apresentado esta quinta-feira em Lisboa sobe os hábitos e tendências na utilização de sistemas de pagamento eletrónicos e online em Portugal.

37% dos inquiridos diz ter desistido da compra online pelo menos uma vez nos últimos seis meses, devido ao método de pagamento disponível na loja virtual. As desistências em compras online ficaram também a dever-se a fatores como custos elevados de entrega dos produtos (41%) ou aparente menor segurança da loja online onde estavam a comprar (45%).

27,9% dos portugueses afirma já ter recorrido a pelo menos um dos métodos de pagamento disponíveis através do telemóvel (incluem-se métodos como, por exemplo, o pagamento de estacionamento público, através de apps). Os portugueses mudam de smartphone a cada 2,8 anos e 75% utiliza um smartphone com o sistema android.

A recente introdução da solução contactless da MasterCard, que permite pagamentos com cartão até 20 euros sem introdução do PIN, mostra um “tendência de crescimento na utilização” por parte dos consumidores, “com um terço dos inquiridos a afirmar ter usado este método pelo menos uma vez nos últimos três meses”, indica ainda a empresa de pagamentos. Por outro lado, outro um terço dos inquiridos referiu ter tentado usar mas ou o equipamento na loja não estava a funcionar (46,6%) ou não suportava esta tecnologia (37,9%).

A maioria dos portugueses “mostra-se disponível para experimentar as soluções mais inovadoras”. Mais de 40% dos inquiridos no estudo estão recetivos à validação biométrica do pagamento, em alternativa ao tradicional PIN. Destes, 65% dizem preferir a impressão digital, sobretudo por tornar o pagamento mais rápido.

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