Data Center Destaque Destaque Homepage Homepage Newsletter

Portugueses fazem 200 milhões de ocasiões de consumo fora de casa até setembro

Por a 27 de Outubro de 2016 as 12:55

As elevadas temperaturas que se fizeram sentir a partir de junho mudaram “radicalmente” a dinâmica de consumo dos portugueses, fora de casa, segundo uma análise da Kantar relativa aos primeiros nove meses do ano.

Todos os portugueses (98,9%) consumiram algo fora de casa, gerando mais de 200 milhões de ocasiões de consumo, o equivalente a 630 ocasiões por minuto.

Cada português gastou em média 1,14 euros em cada ato de compra. “O valor resulta do facto de o café ser o produto mais consumido fora de casa, devido à forte ligação sociocultural dos portugueses com a categoria: 84,7% consumiram café fora de casa e 55,3% do total de ocasiões de consumo fora de casa pertencem a esta categoria”, explica a filial portuguesa da Kantar Worldpanel, com base nos dados do painel que regista continuamente a compra e o consumo fora de casa.

HorecaConsumo

Bebidas refrescantes e snacking gelado ganham espaço

Além do café, as bebidas refrescantes sem gás (águas, refrigerantes e sumos/néctares) representaram “uma importante fatia neste mercado”. À medida que se aproxima a época de verão assiste-se a uma inversão na procura entre produtos designados de “quentes” versus “frios”, explica a consultora. No entanto, as elevadas temperaturas que se fizeram sentir este ano “anteciparam essa dinâmica, onde as bebidas quentes perdem espaço em detrimento das bebidas refrescantes com e sem álcool e do snacking gelado”.

Em concreto, há um “aumento substancial” de consumidores de gelados (+23,0 pontos percentuais), cervejas (10,1pp), águas (8,3pp), sidras (+3,9pp) e refrigerantes sem gás (+3,7pp), e por outro lado, baixa a procura de bebidas quentes (café e chá) e chocolates.

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *